Sábado, 18 de Agosto de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Batalha de rimas em Sorocaba é protagonizada por MCs mulheres

Publicada em 07/08/2018 às 18:30
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/Fernando Rezende)

Entre rimas e sons que caracterizam a cultura do Rap, neste domingo (12), das 19 às 22 horas, a Batalha das Mulheres denominada “Beco das Mina” ocupará a praça Frei Baraúna, os jardins do Fórum Velho, no Centro. Com o objetivo de enfatizar o empoderamento feminino e valorizar cada vez mais a participação das mulheres no universo do rap, o projeto “Beco das Mina” foi idealizado em maio pela estudante Letícia Ferreira e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. “Tudo começou através de uma seletiva da batalha do rimaria, quando uma das vagas foi destinada para uma mulher. Então, junto com alguns amigos, tive a ideia de criar um evento do gênero só para mulheres. A intenção do projeto é que elas também possam se expressar, possibilitando o crescimento e valorização das MCs”, afirma Letícia.

O Rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. O contexto social servia de manifesto aos jovens que presenciavam a desigualdade social vivida nos bairros periféricos. Geralmente, o estilo musical é cantado por MCs, que se responsabilizam pela letra cantada. “Também participo das batalhas. Os temas que utilizamos geralmente são poesias de resistência relacionadas à resistência negra e à luta feminista”, finaliza.

A batalha de rimas será realizada uma vez por mês na praça Frei Baraúna. As mulheres interessadas em participar devem comparecer no dia e local do evento para falar com uma das organizadoras.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar