Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Zoo tem atividades para celebrar Dia do Mico-leão-dourado

Publicada em 03/08/2018 às 17:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Quem for ao Parque-Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Vila Hortência, neste sábado (4), entre 9 e 12h30, poderá conferir uma programação especial para celebrar o Dia do Mico-leão-dourado (2 de agosto), com brincadeiras educativas e bate-papo sobre a espécie. A programação, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins da Prefeitura, além de comemorar a data, tem como objetivo aproveitar este momento e falar da história de conservação da espécie.
 
Os micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia) só existem no sudeste do Brasil, mais especificamente na floresta atlântica do Estado do Rio de Janeiro, e estão ameaçados de extinção. Há cerca de 40 anos, a espécie chegou perto de desaparecer para sempre, pois só existiam uns 200 micos na natureza. Diversas pessoas e entidades, porém, se mobilizaram e, graças a um grande programa de conservação da espécie, atualmente existem cerca de 3.200 micos na natureza. Zoológicos de todo o mundo tiveram um importante papel neste programa de conservação, pois, se não fosse a reprodução dos micos nestas instituições, é bem possível que a espécie já tivesse desaparecido.
 
PROGRAMAÇÃO - Entre 9 e 12h30, os visitantes serão convidados a participar da atividade “Pague um mico pelo mico”, na qual terão que fazer algo que simbolize que estão `pagando mico´ em prol da conservação do mico-leão-dourado. Além disso, das 9 às 11, o público poderá participar da brincadeira “Quanto pesam as micas?”, que consistirá em tentar adivinhar o peso das `micas´ que vivem no Zoo, que se chamam Bromélia e Rosalina. Aqueles que acertarem o peso ou (se ninguém acertar) que chegarem mais próximo ao valor, terão direto a visitar os bastidores do local.
 
Já às 11 horas, a equipe de Educação Ambiental fará um breve bate-papo com os visitantes sobre os micos-leões-dourados e a entrega de enriquecimento ambiental para Rosalina e Bromélia.   A atividade ocorrerá em frente ao recinto da espécie.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar