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<< EDUCAÇÃO Metade dos professores no Brasil não recomenda a própria profissão

Publicada em 30/07/2018 às 18:56
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(Foto: Abr)
No Brasil, metade dos professores não recomendaria a um jovem tornar-se educador, por considerar a profissão desvalorizada, revela a pesquisa Profissão Docente, iniciativa da organização Todos pela Educação e do Itaú Social. De acordo com o levantamento feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a rede Conhecimento Social, a maioria (78%) dos professores disse que escolheria carreira principalmente por aspectos ligados à afinidade com a profissão. Entretanto 33% dizem estar totalmente insatisfeitos com a atividade docente e apenas 21% estão totalmente satisfeitos.
 
Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.160 profissionais da Educação Básica em redes públicas municipais e estaduais e da rede privada de todo o País sobre formação, trabalho e valorização da carreira. A amostra respeitou a proporção de docentes em cada rede, etapa de ensino e região do País, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica. Para o diretor de Políticas Educacionais da organização Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, os dados são preocupantes. Ele reforçou a necessidade de repensar a valorização da carreira dos professores brasileiros. 
 
“Há bastante tempo, conhecemos o desafio da desvalorização docente, da falta de prestígio em relação à carreira, mas acho que os novos dados chegam para reforçar e, mais uma vez, mostrar que temos um longo caminho a ser trilhado na Educação, no que diz respeito à valorização da carreira”, afirmou. Os docentes apontam como medidas mais importantes para a valorização da carreira, a formação continuada (69%) e a escuta dos docentes para a formulação de políticas educacionais (67%). Eles consideram urgente a restauração da autoridade e o respeito à figura do professor (64%) e o aumento salarial (62%).
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