Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Passeios Culturais fazem parte da programação do aniversário de Sorocaba

Publicada em 30/07/2018 às 18:48
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Para marcar a passagem dos 364 anos de fundação da cidade (15 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba promoverá neste mês passeios culturais gratuitos. No dia 14 de agosto, os sorocabanos poderão participar, às 19h, de um passeio noturno pelo Centro Histórico. No dia 17, às 15h, a população terá a chance de conhecer a Igreja de Sant’Ana e o Mosteiro de São Bento. E, para encerrar, no dia 18, também às 15h, o público visitará o Cemitério da Saudade. As inscrições para as atividades já estão abertas.
 
Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), por meio da Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, a atividade será coordenada pelo historiador José Rubens Incao, que apresentará histórias e curiosidades dos pontos culturais do município.
 
Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone (15) 3231-5723, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O passeio é aberto para pessoas com mais de 12 anos de idade. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.
 
Centro Histórico de Sorocaba – 14 de agosto
 
Conhecer os fatos curiosos sobre os prédios e as casas do Centro de Sorocaba é o principal objetivo deste passeio, que percorrerá por trechos que carregam grandes histórias, como as ruas da Penha, Barão do Rio Branco, XV de Novembro e a Praça Dr. Arthur Fajardo. Na ocasião, também serão destacados aspectos do comércio, da Revolução Liberal de 1842 e do Tropeirismo.
 
Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento – 17 de agosto
 
A Igreja de Sant’Ana e o Mosteiro de São Bento foram construídos por volta de 1654, pelos escravos do fundador da cidade, Baltazar Fernandes. A igreja foi a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. Já o Mosteiro é o único da Congregação Beneditina do Brasil que mantém sua originalidade.
 
Na visita, o público conhecerá um pouco mais sobre a história deste importante ponto histórico. Além disso, o passeio destacará, também, o trabalho de restauração que vem sendo realizado no local, costumes religiosos e arte sacra.
 
Cemitério da Saudade – 18 de agosto
 
Inaugurado em 1863, o Cemitério da Saudade foi o primeiro espaço público para sepultamento em Sorocaba. O local ainda preserva expressivas obras de arte em seus túmulos, relatando importantes fatos ligados à história e aos costumes do município. O intuito da visita é apresentar ao público a história do sepultamento no Brasil, aspectos religiosos, costumes, símbolos e a arte presente nos túmulos do cemitério.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar