Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Paço confirma concessão de área a consórcio que irá gerir o BRT

Publicada em 06/07/2018 às 18:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
TRANSPORTE COLETIVO
 
A Secretaria de Planejamento e Projetos da Prefeitura confirmou nesta sexta-feira (6) que fará mesmo a concessão da área da garagem da antiga concessionária Transportes Coletivos Sorocaba (TCS) para a empresa que irá gerir o BRT (Bus Rapit Transit), situada nos altos da avenida Ipanema, na Zona Norte. A concessão prevista será por um período de 20 anos, com cláusulas contratuais que envolvem, inclusive, a realização de investimentos na área, que pertence ao Poder Público e continuará sendo de sua propriedade.
 
A opção por essa área levou em conta diversos fatores, voltou a explicar o Paço, incluindo que o local reúne todas as características para operar como garagem para o BRT, como localização e o fato de já ter no passado operado como garagem do Sistema de Transporte Coletivo. Além disso, com a utilização dessa área evita-se a realização de processo de desapropriação de outra área privada. A autorização para implantar o BRT foi assinada em janeiro pelo prefeito José Crespo. Com corredores e faixas exclusivas, as linhas terão maior velocidade comercial, garantindo pontualidade e regularidade entre as partidas. A frota será totalmente substituída por veículos novos e mais confortáveis, com ar condicionado e Wifi. Serão 125 ônibus novos: 41 articulados com capacidade para 141 passageiros, 11 padrons especiais, com capacidade para 96 passageiros, e 73 padrons, com capacidade para 82 passageiros. Os ônibus terão portas em ambos os lados, as da esquerda do veículo terão a mesma altura das plataformas, sem a necessidade dos passageiros descerem ou subirem escadas. As estações para a espera serão tubulares, com ar condicionado e Wifi, e o pagamento da tarifa será feito pelo passageiro no ato de entrar na estação, dando mais agilidade para o embarque nos ônibus.
 
Ao longo do corredor BRT, os pontos de ônibus serão substituídos por estações no canteiro central, garantindo a acessibilidade e segurança. O pavimento, a sinalização e os semáforos serão substituídos e adequados ao sistema. Serão construídos três terminais de bairros para a integração entre as linhas e maior conforto na espera do ônibus. O início da implantação do BRT está previsto para setembro.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar