Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Aparecidinha prepara-se para receber a Santa Romaria do segundo domingo de julho deverá levar, novamente, mais de 50 mil devotos ao bairro histórico. Peregrinação começa às 6 horas, depois de missa celebrada às 5 da madrugada nas escadarias da Catedra

Publicada em 05/07/2018 às 18:02
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/DS)
Os últimos preparativos são realizados no bairro histórico de Aparecidinha e também na estrada de mais de 15 quilômetros, grande parte ainda em terra, que separa o lugarejo do centro urbano de Sorocaba, para receber novamente no domingo (8), o segundo de julho, mais de 50 mil devotos que, em secular tradição religiosa, reconduzem a veneranda imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a seu Santuário de origem ali localizado, depois de permanecer os seis primeiros meses do ano na Catedral Metropolitana. A peregrinação começa por volta das 6 horas, logo depois de missa campal de despedida que começa às 5 da madrugada, celebrada de altar preparado nas escadarias da igreja da Catedral, na praça Cel. Fernando Prestes, oficiada sob a presidência do arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, SAC. Aliás, este é o segundo ano que dom Julio participa da tradicional manifestação mariana de fé do povo sorocabano, que o ano passado também acompanhou a pé como simples romeiro entre os milhares de romeiros, gesto que deve repetir neste, presidindo também a missa de ação de graças à chegada da Santa em Aparecidinha, entre 10h30 e 11 horas, defronte ao novo Santuário, na praça Cônego João Santucci, acompanhado do novo reitor da Paróquia-Santuário de Aparecidinha, padre Ricardo Chizzolini. Ao meio-dia, haverá outra missa, esta na praça fronteiriça à Capela histórica, oficiada sob a presidência do padre Arari dos Santos Amorim, o padre Kojak, da Paróquia de Nossa Senhora do Povo, do bairro de Brigadeiro Tobias.
 
A Prefeitura montou um esquema especial de apoio à tradicional Romaria, que neste 2018 acontece em sua 119ª edição e está inserida no Calendário Turístico do Estado desde 2009. Haverá banheiros químicos e água disponível aos romeiros que acompanharem a procissão. A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras providenciou, inclusive, a limpeza e patrolamento da estrada e a Secretaria da Saúde colocará duas ambulâncias do Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência) para acompanhar os romeiros. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) providenciará a colocação de tinas com água dispostas em pontos estratégicos; a Urbes – Trânsito e Transporte frota reforçada para o transporte dos romeiros de ida e volta ao bairro e a Secretaria de Segurança e Defesa Civil/Guarda Civil Municipal (GCM) manterá segurança com viaturas ao longo do percurso e no próprio bairro de Aparecidinha durante todo o dia, com o apoio estratégico das polícias Militar e Civil.
 
URBES MONTA ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO - A 119ª Romaria de Aparecidinha contará ainda, por outro lado, com um esquema especial de bloqueios de trânsito, a fim de garantir a segurança tanto de pedestres romeiros, como dos condutores. Todo o percurso será acompanhado pelos agentes da Urbes, Guarda Civil Municipal e polícias Militar e Rodoviária.
 
A partir das 22 horas deste sábado (7), a Urbes já vai interditar as ruas Joaquim Machado e Otaviano Felix Pereira, além do largo Antônio José da Silva, no bairro de Aparecidinha, para a montagem das barracas que atenderão ao evento. A partir das 7 horas de domingo (8), também será interditado o acesso à rua Joaquim Machado. Os motoristas deverão desviar pela rua Seiki Murakami. Os técnicos da Urbes informam que o local será devidamente sinalizado e contará com a presença de agentes de trânsito. As vias só serão liberadas na noite de domingo, após o término da festa.
 
A Urbes informa ainda que o trajeto da romaria será pelas ruas São Bento e XV de Novembro, Ponte Francisco Dell’osso, avenida São Paulo, rua Padre Madureira e avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e 3 de Março, até o Santuário de Aparecidinha.
 
ÔNIBUS EXTRAS - A Urbes – Trânsito e Transportes também implantará esquema especial para atender os usuários do Transporte Coletivo que participarem da Romaria e das celebrações em Aparecidinha. Conforme observado na demanda de anos anteriores, serão criadas viagens extras partindo do bairro para o Terminal Santo Antônio, nas linhas 28 – Mineirão, às 4h20 e 5h10; 46 – Paineiras, às 5h18; 55 – Rodrigo, às 4 horas; 58 – Vitória Régia, às 4 também; 62 – São Bento, às 4h50 e 5h50, e 81 – Altos do Ipanema/Carandá, partindo da rua 2 no Altos do Ipanema às 4 horas e, posteriormente, atendendo ao Residencial Carandá. Com partida do ponto final para o Terminal São Paulo, serão criadas ainda viagens eextras na linha 31 – Cajuru, às 4h20, e na linha 30 – Brigadeiro Tobias, às 4h30. A linha 38 – Aparecidinha/Via Éden também irá operar com tabela especial, ofertando intervalos de 70 minutos até às 16h50.
 
Logo no início da procissão, as linhas que percorrem as avenidas São Paulo e Cel. Nogueira Padilha, ruas Newton Prado e Padre Madureira e avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes terão desvios temporários para a passagem dos fiéis.
 
Do Terminal Santo Antônio, plataforma P.05, Ponto “Q”, partirão carros extras para o bairro de Aparecidinha, seguindo via avenida Dom Aguirre (onde não haverá pontos de parada). Os desembarques no bairro ocorrerão na rua do Terço (praça Prof. João Oscar Mascarenhas), ponto este que os usuários deverão utilizar para retornar ao Terminal Santo Antônio. A linha 48 – Aparecidinha/Castelinho, devido à impossibilidade de cumprimento de itinerário dentro do bairro de Aparecidinha, deverá atender a rua do Terço (em ambos os sentidos) e realizar ponto final na avenida Antônio de Souza Neto (Presídio).
 
A linha 33 – Mato Dentro vai operar com desvios, influenciados pela procissão, devendo atender as proximidades do Jardim Josane. Já a linha 304 – Interbairros IV irá operar pela Rodovia Celso Charuri em ambos os sentidos (de Brigadeiro Tobias para o Éden e vice-versa.
 
Excepcionalmente no domingo (8), os jardins Josane, Amato e Nikkey serão atendidos por uma linha especial denominada “Aparecidinha/Via Avenida 3 de Março”, interligando os referidos bairros ao Terminal Santo Antônio. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar