Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Guaraciaba apresenta o espetáculo inédito A Paixão no Circo em julho e agosto

Publicada em 04/07/2018 às 18:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Realizada por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado, a montagem inédita de “A Paixão no Circo”, um projeto do Circo-teatro Guaraciaba – uma das mais importantes companhias circenses do Brasil, com 71 anos de história – em parceria com o Coletivo Cê, será apresentado em 12 sessões na Biblioteca Infantil Municipal de Sorocaba, localizada na rua da Penha, 673, no Centro, com estreia no dia 21 de julho, às 19h30, com entrada gratuita.
 
“A Paixão no Circo” é um espetáculo inédito, baseado no melodrama “O Mártir do Calvário”, do teatrólogo Eduardo Garrido. O enredo gira em torno das irmãs Bartira e Bebel, donas de um circo que decidem encenar o clássico português, mas acabam entrando em conflito com os próprios filhos, Júnior, Greta e Garbo e Bem e Hur respectivamente, porque eles querem que a história seja contada de forma moderna e jovial, diferentemente das mães. Com direção de Fernando Neves e assistência de direção de Júlio Mello, a peça promete render boas surpresas não só para os expectadores, como também para o próprio elenco. Segundo Guaraciaba Malhone, atriz que interpretará Bartira, a experiência será desafiadora, porque, além de interpretar outro personagem, ela ainda terá um texto totalmente novo pela frente: “Vai ser uma experiência nova, porque não vamos apresentar a paixão de Cristo como antigamente, onde eu fiz a Virgem e a Edi, a Madalena, por mais de 40 anos. Este projeto é sobre uma família que está entrando em conflito com os filhos, que querem mudar o texto da peça, incluindo o modernismo e a mulher no século XXI no meio da história. E o debate acontece justamente porque nós queremos manter a tradição”.
 
A atriz Edimeia Rocha, a intérprete de Bebel, conta que uma hora esse choque de realidade aconteceria, para o bem do circo-teatro. “As cabeças novas acharam um jeito de contar a história de Cristo de um jeito jovial, mas, com certeza, de um jeito único também. Eu conheço a peça antiga. Então, há diferenças que, para nós mais velhos, serão desafiadoras, assim como seriam para os mais novos se fôssemos tratar da história tradicional. A Madalena por exemplo, papel que eu interpretei pela primeira vez aos 16 anos de idade, será uma mulher totalmente voltada para o seu tempo, cheia de ideias e pensamentos que eu não tinha. Então, com certeza será um projeto diferente e que vai marcar a minha carreira”, revela Edimeia. 
 
SERVIÇO – O espetáculo “A Paixão no Circo”, na lona armada no quintal da Biblioteca Infantil Municipal, estreia dia 21 e permanece em cartaz nos dias 22, 28 e 29 de julho e 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de agosto, sempre às 19h30.
 
Entrada gratuita (retirada dos ingressos com uma hora de antecedência). Classificação livre.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar