Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Do Ensaio para o Baile reúne fragmentos do cotidiano dos jovens através de fábulas

Publicada em 29/06/2018 às 18:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Trupe Pequeno Teatro de Torneado, que acabou de realizar uma série de apresentações na região do ABC paulista, mostra seu espetáculo “Do Ensaio para o Baile” neste sábado (30), às 19 horas, no palco do Sesc Sorocaba, no Jardim Faculdade. Desde sua estreia em março de 2017 e, recentemente, participando da mostra Fringe - Festival de Teatro de Curitiba, a montagem vem chamando a atenção de jovens e importantes educadores, tornando-se um evento sensível de reflexão de temas latentes da atual sociedade.
 
O eixo central da dramaturgia de “Do Ensaio para o Baile” retrata as trajetórias dos personagens que se desenvolvem em pequenas fábulas cotidianas encaminhadas para a importância que esses jovens dão para o baile de formatura. Cenas fragmentadas de um cotidiano jovem anunciam o sentimento de expectativa pelo último momento de relação desses jovens com a Escola. Os diálogos são parte de uma dramaturgia que se completa no encontro com as outras linguagens presentes na encenação: nas relações políticas e temporais propostas pela narrativa áudio visual; na ampliação da percepção dos sentidos do texto visualmente dilatadas pelo movimento da dança e no apontamento da realidade atual (caótica e complexa) proposta pelos seis números musicais.
 
Em “Do Ensaio para o Baile”, o Pequeno Teatro de Torneado dá início à sua pesquisa `Colapsos Institucionais´, desdobramento de outra intitulada `A Dramaturgia dos Moleques´ e que resultou em sete espetáculos e dezenas de exercícios cênicos. O espetáculo faz parte de uma trilogia que trata de temas latentes que pulsam reminiscências da sociedade e estimulam os artistas da Trupe. O trabalho da Trupe resulta em um prazer em se incomodar e, com essa trilogia, questiona-se os lugares das instituições. Aqui, em “Do Ensaio para o Baile” a Escola é a instituição investigada e o jovem é o corpo político/afetivo por onde essa narrativa passa, abordando uma instituição educacional pública na década de 1990, com o intuito de impulsionar discussão sobre as transformações institucionais no sistema educacional do Estado de São Paulo e quais são suas possíveis relações com o atual colapso educacional, mostrado nas recentes ocupações nas escolas estaduais no ano de 2015. 
 
A TRUPE - O Pequeno Teatro de Torneado, criado em 2005 pelo artista e pedagogo William Costa Lima, surgiu de projeto de pesquisa que tinha como foco questões da juventude/adolescência. Na trajetória do coletivo, estão nove espetáculos e a Trupe foi indicada para o Prêmio Shell de Teatro 2015 na categoria Inovação pelo processo de integração, orientação e experimentação na formação de jovens na linguagem teatral através do exercício crítico de cidadania. 
Os ingressos custam a partir de R$ 5,00, conforme tabela própria do Sesc.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar