Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< INTERNACIONAL Líderes europeus chegam a um acordo sobre refugiados

Publicada em 29/06/2018 às 13:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Já eram cinco horas da manhã em Bruxelas quando os 28 líderes europeus conseguiram chegar hoje (29) a um acordo sobre um tema que é o maior desafio da União Europeia: os refugiados. Os principais pontos do consenso foram a criação de centros de controle para receber os migrantes em países voluntários e o aumento do financiamento a países como Turquia e Marrocos, com objetivo de conter o grande fluxo migratório da região.

A reunião do Conselho Europeu, que começou na noite de ontem (28) e entrou madrugada de hoje, foi tensa. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, logo no início do encontro, ameaçou usar seu poder de veto para impedir qualquer acordo.

Insatisfeito com o fato de a Itália ser a porta de entrada de milhares de migrantes e com a falta de comprometimento de outros países em acolher essas pessoas, ele pedia responsabilidade compartilhada aos líderes europeus.

O encontro terminou nove horas depois, com um consenso entre os líderes, que se comprometeram a cooperar. A chanceler alemã Angela Merkel se disse otimista com o resultado, apesar de saber que terá muito trabalho pela frente.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar