Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ENTRETENIMENTO TV Cultura estreia nova temporada do Prelúdio

Publicada em 28/06/2018 às 19:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A competição que revela jovens talentos da música erudita no Brasil chega à sua 14ª edição neste 2018. Com direção artística do maestro Júlio Medaglia, os episódios inéditos da nova temporada do “Prelúdio” vão ao ar a partir deste domingo (1°), na TV Cultura e no YouTube, seguindo até o final do ano.
 
O maestro Júlio Medaglia avalia que a qualidade técnica dos candidatos aumenta a cada ano. “Esta geração nova está sendo muito bem-formada e os participantes do ‘Prelúdio’ são bem-preparados para compor orquestras do mundo inteiro”, garante.
 
Dividido em duas fases eliminatórias com 18 programas, mais quatro semifinais e uma Grande Final, o concurso tem 48 jovens músicos de 10 a 28 anos que concorrem a uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria. A decisão entre os quatro últimos candidatos será feita na Sala São Paulo e vai ao ar no dia 9 de dezembro.
 
O corpo de jurados é formado pelo maestro Tullio Colacioppo, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, o maestro Emiliano Patarra e o violonista Sidney Molina.
 
 
Saxofonista de Tatuí participa
 
Na primeira eliminatória do “Prelúdio”, exibida no domingo (1°), participa o saxofonista Bruno Camargo, 23 anos, de Tatuí, onde, há uma década, começou seus estudos musicais em uma igreja. Em entrevista ao DIÁRIO, Bruno conta que foi assistindo ao “Prelúdio” que se apaixonou pelo saxofone, vendo performance de Rafael Migliani, formado pelo Conservatório de Tatuí, onde Bruno foi posteriormente aceito.
 
Após a formatura em 2016, o jovem mudou-se para Lyon, na França, onde segue os estudos musicais com o professor Jean-Denis Michat. No dia 19 deste mês, apresentou o recital de conclusão do ciclo de especialização em saxofone e, agora, concentra-se para a entrada no Mestrado. Em julho, Bruno tocará no Brasil e, em agosto, estará em um recital e em um workshop no Conservatório de Tatuí.
 
Com um instrumento pouco comum em orquestras, Bruno interpreta no “Prelúdio” uma peça de Heitor Villa-Lobos, segundo e terceiro movimentos da “Fantasia pra saxofone soprano e pequena orquestra”. “Tive o privilégio de enviar os meus vídeos e ser um dos selecionados para participar desse prestigiado programa”, celebra. “Visto que a maior parte do nosso trabalho é sozinho, ter a oportunidade de participar de uma competição, tocando com uma orquestra, é muito prazeroso. Espero que todos possam ver a minha participação.”
 
Mais três jovens juntam-se ao tatuiense na estreia, a paulistana Júlia Abdalla, 10 anos, com flauta doce; o baiano Luciano Guimarães, 24 anos, como baixo-barítono; e o paulista Leandro Isaac, 21 anos, com piano.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar