Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA As Presepadas de Damião resgata história medieval na Praça

Publicada em 28/06/2018 às 18:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
TEATRO DE RUA
 
A Damião e Cia. de Teatro, da cidade de Campinas, apresenta na tarde desta sexta-feira (29, no centro de Sorocaba, o espetáculo de rua “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo”. A montagem será encenada a partir das 16 horas na praça Coronel Fernando Prestes, defronte à Catedral Metropolitana, aberta ao público em geral.
 
Amparada pelo edital Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para a Rua, do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado, a turnê batizada de `Damião Faz Anos´, uma vez que celebra os cinco anos de estreia da montagem, passará por 15 cidades do Interior de São Paulo. Em “As Presepadas de Damião”, a plateia aprecia fortemente o Cavalo-Marinho (Zona da Mata de Pernambuco) e a Folia de Reis (Sudeste). Da primeira, o espectador reconhece a musicalidade, as danças apresentadas, os jogos de palavras, a ponte entre o lírico e o escracho (sagrado e profano), a entrada das figuras numa roda e as próprias personagens, como Capitão (Narrador) e Damião.
 
Inspirado no conto medieval “O Ferreiro e a Morte” e na mitologia católica, oriunda da literatura de cordel, o espetáculo narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres da história bíblica, o Menino Jesus e Maria de Nazaré. Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença. “Trata-se da saga de um anti-herói, símbolo de todos os sobreviventes de nosso País que, dia após dia, engana a morte à sua própria maneira”, explica a atriz Fernanda Jannuzzelli.
 
A TRUPE - Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil e estreou o espetáculo no mesmo ano.
 
Ao longo de cinco anos, o espetáculo “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo” arrebatou prêmios em diversos festivais pelo Brasil, entre os quais Festival Nacional de Teatro de Limeira, Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e Encontro Nacional de Cultura de Taubaté.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar