Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ENTRETENIMENTO Brasil ganha primeiro desenho animado em Libras

Publicada em 18/06/2018 às 18:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O primeiro desenho animado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) deve estrear em setembro em Itajaí (SC) e depois estar disponível, gratuitamente, no YouTube. Trata-se do “Min e as Mãozinhas”, que possui todas as interações dos personagens utilizando a língua de sinais, ou seja, não há necessidade de legendas ou intérprete de janela para as crianças surdas.
 
O animador responsável é Paulo Henrique Silva Rodrigues dos Santos, natural de Ribeirão Pires (SP), que entrou para o RankBrasil em 2018 por um projeto que mostra talento, criatividade e preocupação social. “Acredito que será um marco histórico para a língua de sinais, incentivando os criadores de conteúdo a pensarem nas pessoas com deficiência auditiva”, afirma o criador.
 
O primeiro episódio da série tem oito minutos de duração e demorou quatro meses para ficar pronto. Apesar das dificuldades na execução, Paulo Henrique conta que focou nestes dois objetivos: apresentar uma opção de desenho para que as crianças surdas possam simplesmente sentar e assistir a um desenho e ensinar a língua de sinais para as pessoas.
 
Para Paulo Henrique, que se interessou por Libras ao deparar com a dificuldade de comunicação com surdos, a forma mais eficaz de juntar surdos e ouvintes não é levar o surdo para a realidade do ouvinte, e sim, o contrário. “Teremos uma geração futura muito mais inclusiva”, aposta.
 
‘MIN E AS MÃOZINHAS’ – O primeiro episódio da série conta a história de uma menina surda chamada Yasmin, mais conhecida como Min. Na casa da árvore, ela vê o esquilo encontrar pegadas no chão e busca descobrir de que quem eram. Em um passeio na floresta, encontram o elefante, o gato e o sapo. Na Língua Brasileira de Sinais, Min ensina a todos como dizer o próprio nome e a falar “oi”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar