Terça-Feira, 14 de Agosto de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA PAT registra aumento de 33% em contratações em maio de 2018

Publicada em 06/06/2018 às 22:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, registrou no acumulado deste ano (de janeiro a maio), um aumento positivo de 165 pessoas a mais em contratações, somando 1.854 contra as 1.689 em 2017. Só em maio deste ano, foram inseridos 423 trabalhadores no mercado de trabalho, superando em 33,05% as contratações do ano anterior no mesmo período, com 318 inserções.
 
O destaque do mês de maio deste ano, ficou para os registros de um volume maior de contratações no setor de serviços, com 264 trabalhadores. Já o setor do comércio teve 82 trabalhadores, o da indústria 45 recolocações, e o da construção civil, 32 recolocações. Desse total, foram inseridos 188 trabalhadores do sexo masculino e 235 do sexo feminino.
 
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo, reforça as expectativas para os próximos meses. “Os números são extremamente positivos, demonstram uma retomada da economia e merecem ser comemorados. Para os próximos meses, nossas expectativas são sempre as melhores, principalmente com a instalação de novas empresas em Sorocaba, como a volta da Tecsis, a nova planta da Rose Plastic, e as oportunidades que a Toyota vem oferecendo após incentivos da Prefeitura”, destacou.
 
“O cenário de Sorocaba, no que diz respeito às vagas de emprego e contratações, está positivo e, nós, junto à Sedeter, trabalhamos muito para que não faltem oportunidades, para que cada vez mais cidadãos sorocabanos estejam empregados”, completa o coordenador do PAT, Edson Salinas.
 
Incentivo
 
No mês de maio, ao lado do prefeito José Crespo, que garantiu incentivos à Toyota do Brasil Ltda., o vice-presidente corporativo da multinacional, Percival Maiante, anunciou a geração de mais 740 vagas de emprego em Sorocaba. A ampliação dos trabalhos se deve à criação do terceiro turno na cidade, sendo a primeira unidade na história do grupo a contemplar a nova jornada. A ampliação irá gerar os 740 empregos de forma direta na planta da empresa na cidade.
 
Em junho, o prefeito recebeu em seu gabinete três executivos da Tecsis, empresa fabricante de pás para turbinas eólicas que está retornando a Sorocaba cerca de um ano após encerrar sua produção na cidade. As atividades da Tecsis recomeçam ainda no segundo semestre de 2018, em princípio, com 250 profissionais contratados, produzindo pás de dimensões menores e com alta durabilidade, para exportar a países como Estados Unidos e Espanha.
 
A Rose Plastic Brasil, empreendimento que realiza inovações em embalagens plásticas para o mercado farmacêutico, inaugurou recentemente uma nova planta na cidade de cerca de 6,5 mil metros quadrados, e vai gerar de início, aproximadamente 100 empregos diretos.
 
Time do Emprego
 
Para contribuir com a redução dos números de desemprego na cidade, o “Time do Emprego”, um programa viabilizado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que em Sorocaba é aplicada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDETER), aplica cursos gratuitos para quem deseja se inserir no mercado de trabalho. Nele, os alunos aprendem a reconhecer suas habilidades, elaborar um currículo e carta de apresentação, a como participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, como realizar uma pesquisa de potenciais empregadores, como contatá-los, como organizar sua procura por trabalho, como planejar o orçamento doméstico e recebem noções básicas de empreendedorismo.
 
Neste ano, foram disponibilizadas para o treinamento do “Time do Emprego”, 200 vagas no PAT e nas Casas do Cidadão espalhadas pelo município. Com menos de um mês, o número de inscritos chegou a 252 e teve as inscrições encerradas. A princípio, as aulas terão início na segunda quinzena de junho, e uma próxima edição do curso, para novos interessados, deverá acontecer no mês de julho.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar