Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras orienta sobre cuidados nas festas juninas

Publicada em 05/06/2018 às 18:14
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, comemorado nesta quarta-feira (6), tem a finalidade de alertar a população sobre os riscos de queimaduras. Celebrado próximo à época das tradicionais festas juninas (festas de São João), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), vem alertar o cidadão sobre os devidos cuidados enquanto estiver participando das comemorações.
 
As festas juninas são conhecidas pelas práticas típicas de pular fogueira, soltar fogos de artifício, soltar balões, além das comidas, que são em sua maioria, quentes, podendo aumentar o risco de queimaduras nas pessoas.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), uma queimadura é “uma lesão causada por calor, eletricidade, substâncias químicas, atrito ou radiação. Pode afetar a pele de maneira superficial até camadas mais profundas como músculos, ossos e tendões, podendo ser classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau”.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de um milhão de pessoas sofrem de queimaduras, por ano, no Brasil. A enfermeira estomaterapeuta do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético da Policlínica de Sorocaba “Edward Maluf”, mantido pela SES, e mestra em ciências da saúde, Uiara Kaizer, explica que as queimaduras interferem nas atividades diárias dos pacientes e são classificadas como um tipo de ferida grave que deixa sequelas físicas e psicológicas.
 
A enfermeira, em sua tese de mestrado “Propriedades psicométricas do “Freiburg Life Quality Assessment Wound” em Queimados”, comenta que entre os principais motivos causadores de queimados, são os agentes químicos em líquido (47%) e em seguida o fogo (31%), “a maioria ocorreu em ambiente doméstico (56%), seguido por acidente no trabalho (40%)”.
 
Uiara ainda orienta sobre os cuidados que devem ser tomados ao constatar uma queimadura. “Nos casos mais leves, o ideal é afastar a pessoa da fonte do calor e lavar em água corrente, evitar a qualquer custo, qualquer tipo de tratamento caseiro e buscar a ajuda de um profissional de saúde”, destaca. A estomaterapeuta ainda complementa que nos casos graves deve sempre ser acionado o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU).
 
Na cidade, os pontos para tratar queimaduras são o Centro de Tratamento de Queimados no Conjunto Hospitalar Sorocaba (CHS), através de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Pronto Atendimento (PA), além do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético da Policlínica, localizado na rua Senador Roberto Simonsen, s/nº, no Jardim Santa Rosália.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar