Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< REGIÃO Parque do Matão será reaberto nesta terça

Publicada em 04/06/2018 às 17:48
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Fechado aos visitantes desde o dia 2 de janeiro, o Parque do Matão, situado no Parque da Boa Vista, em Votorantim, será reaberto nesta terça-feira (5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, às 14 horas. O Parque voltará a receber seus visitantes de segunda a domingo, das 8 às 17 horas.
 
O local ficou todo esse período com os portões fechados devido à morte de 31 macacos bugios, a última constatada no dia 25 de fevereiro. Dos macacos mortos, sete deles os laudos do Instituto Adolfo Lutz apontaram como causa o vírus da febre amarela. De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Votorantim, Antônio Wilson Miramontes, depois desse período ficou constatado, porém, que pelo menos três macacos bugios resistiram ao vírus, lembrando ainda que não houve nenhuma morte entre os macacos saguis. “Estamos preparando o espaço para que a população volte a fazer as visitas”, acrescentou, explicando que diante disso a Secretaria da Saúde cumpriu todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. 
 
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nila Puglia, o critério utilizado para a reabertura do espaço é o período de incubação do mosquito transmissor da febre amarela (sabethes e haemagogus), tendo em vista que cada um vive por aproximadamente 30 dias. “Com isso, foram esperados três meses, ou seja, já está na terceira geração. Outro fator positivo é o fato de haver macacos habitando o Parque”, ressalta.
 
Miramontes, de sua parte, também faz questão de frisar ainda que o Parque será aberto para receber os visitantes renovado. “Aproveitamos esse período em que o Parque ficou fechado para a ampliação do espaço de visitação e novas trilhas”, conta. Com novas trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre em meio à natureza, o Parque do Matão voltará a ser uma excelente opção de lazer para todos os dias da semana, além de oferecer ainda um orquidário com diversas espécies.
 
O PARQUE DO MATÃO - Situado numa área de aproximadamente 63 mil metros quadrados, o Parque do Matão conta com trilhas de caminhos abertos em meio à mata, que permitem o visitante desfrutar de muita natureza. Administrado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, no local também são desenvolvidos programas de educação ambiental, além de receber escolas para visita monitorada.  
 
A entrada é gratuita.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar