Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Hemonúcleo alerta para baixos estoques de sangue

Publicada em 21/05/2018 às 18:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/DS)
O Time do Sangue, aplicativo do bem que conecta doadores de sangue a hemocentros, está alertando novamente a população de Sorocaba e da região sobre os baixos estoques de todos os tipos sanguíneos no Hemonúcleo local, instalado junto ao Hospital “Leonor Mendes de Barros”/Conjunto Hospitalar, na avenida Comendador Pereira Ignácio. O app acredita que é possível reunir esforços para garantir que não faltem bolsas de sangue nos hospitais da cidade.
 
Para doar, basta fazer agendamento por meio da ferramenta. Sem filas e nem burocracia. Disponível gratuitamente nas plataformas IOS e Android, o app descomplica o processo de doação de sangue, incluindo o usuário em uma rede unificada e permitindo que o Hemocentro acione o doador mais próximo sempre que alguém precisar de sangue. Desde o início da operação do app em Sorocaba, houve um aumento de cerca de 11% nas doações.
 
“Precisamos unir esforços para reverter esse quadro, já que o Time do Sangue tem como intuito agilizar o processo de doação de sangue, fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, quatro vidas com apenas um clique”, afirma Juliana Aguiar, co-fundadora da tecnologia. 
 
QUEM PODE DOAR SANGUE - Segundo o Ministério da Saúde, para fazer a doação de sangue é preciso que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e pesando, no mínimo, 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, a doação deve ser feita na presença de um responsável e mediante a apresentação de documento oficial com foto.
 
Além disso, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para quem vai repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Gestantes, lactantes e pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há menos de 30 dias não podem doar.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar