Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Mostra do Museu de Ciência e Tecnologia da Luminescência comemora Dia da Luz

Publicada em 14/05/2018 às 19:31
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O Dia Internacional da Luz (16 de maio), estabelecido pela Unesco devido à importância da luz para a Humanidade, está sendo comemorado este ano em Sorocaba pelo Museu de Ciência e Tecnologia da Luminescência do câmpus local da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a realização de exposições e demonstrações de luminescência relacionadas à vida, saúde e meio ambiente, com ênfase especial na bioluminescência, isto é, a emissão de luz visível por organismos vivos. Haverá ainda exposições sobre besouros bioluminescentes da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, além de demonstrações práticas de fotoluminescência, quimiluminescência e bioluminescência, exibindo produtos e aplicações tecnológicas desenvolvidos na UFSCar.
 
O evento é organizado pelo professor Vadim Viviani, do Departamento de Física, Química e Matemática, coordenador do Museu e presidente da International Society for Bioluminescence and Chemiluminescence (ISBC), que explica que é a fonte de energia que diferencia o tipo de luminescência. Na fotoluminescência, a fonte de energia é a própria luz: um átomo ou molécula absorve luz e perde novamente a energia na forma de luz. Já a quimiluminescência é a emissão de luz por reações químicas. "A energia da luz emitida é fornecida por reações químicas em geral, reações de oxidação muito exotérmicas análogas à combustão. São exemplos a quimiluminescência orgânica e a bioluminescência", descreve.
 
A exposição, gratuita e aberta à comunidade, acontece nesta quarta-feira (16), das 9 às 17h30, no Núcleo ETC da UFSCar, à rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no bairro de Santa Rosália, ao lado do Extra Hipermercado.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar