Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Médicos pedem apoio para implantação de Centro de Referência do AVC na Santa Casa

Publicada em 10/05/2018 às 18:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia, o médico Fernando Brun, foi à Câmara Municipal nesta quinta-feira (10) e a convite do presidente da Casa, Rodrigo Manga (DEM), fez uso da tribuna para pedir o apoio dos vereadores para a implantação no hospital do Centro de Referência do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O médico citou um estudo mundial que aponta o AVC como a segunda causa de morte no mundo e a primeira a deixar sequelas. Disse ainda que desde 2012 existe uma portaria do Ministério da Saúde criando o Centro. “Queremos dar uma chance para que o paciente SUS (Sistema Único de Saúde) tenha a mesma oportunidade da rede particular”, asseverou.
 
Para implantação do Centro, Brun reforçou que é preciso capacitar a Santa Casa, que está ofertando o espaço, além de captação de verba para compra de equipamentos e manutenção do serviço por um ano, período suficiente para que seja atingida a média histórica, que possibilitará o cadastramento junto ao Ministério da Saúde. Acompanhava Brun na visita ao Legislativo o médico cardiologista José Roberto Redini Martins, que reforçou junto aos vereadores que se trata de um projeto simples, com baixo custo, mas que irá beneficiar a população de baixa renda e pouco assistida do Município. Segundo o dr. Redini Martins, já está sendo realizado na Santa Casa, aliás, o treinamento para atendimento precoce de pacientes com AVC, lembrando ainda que parceria com o SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e o lançamento de um aplicativo também fazem parte do projeto de implantação do Centro de Referência do AVC e da Unidade Cardiovascular na Santa Casa.
 
Manga, de parte do Legislativo, reforçou a importância do projeto para garantir a rapidez no atendimento e evitar que pacientes fiquem com sequelas. “A vida humana não tem preço. Deixar a pessoa sem sequelas não tem preço”, disse, parabenizando ainda a nova diretoria da Santa Casa: “Vocês trouxeram de volta para Sorocaba a esperança”. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar