Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Secretaria da Cultura promove 51ª Festa do Tropeiro

Publicada em 09/05/2018 às 15:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Zaqueu Proença)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, promove neste sábado (12) a 51ª Festa do Tropeiro no Casarão de Brigadeiro Tobias. O objetivo é celebrar a cultura tropeira e reforçar a sua importância na história da cidade, aproximando-a dos cidadãos. O evento contará com apresentações de grupos de violeiros e a entrada é gratuita.

A festa terá início às 10h, com a apresentação do grupo ‘Madrigal da Rainha’, que se aproxima da cultura da região, marcada pela origem tropeira, cantando ritmos como o cateretê, o cururu, o valseado, as paraguaias, a moda de viola e a seresta.

A partir das 13h, haverá a participação especial da Associação Sarabaquê de Difusão Cultural e Social, que vem da Aldeia de Carapicuíba, mostrando toda sua tradição na moda de viola.

O evento contará ainda com uma praça de alimentação e exposição de cutelaria, ou seja, instrumentos de corte, como espadas, facas, facões, machados, punhais e navalhas.

O Casarão de Brigadeiro Tobias – Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo está localizado na rua Antônio Fratti, no bairro Brigadeiro Tobias.

TROPEIRISMO – O início do Tropeirismo em Sorocaba aconteceu por volta de 1.750 com o registro de animais na cidade, que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas as famosas ‘Feiras de Muares’ que normalmente tinham duração de dois meses. O tropeiro era responsável pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar