Terça-Feira, 22 de Maio de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Crespo reafirmará parceria com Projeto Guri

Publicada em 08/05/2018 às 18:22
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira (9), o prefeito José Crespo assinará um termo de parceria com a Associação Amigos do Guri, organização social que administra o Projeto Guri. A solenidade ocorrerá, às 15h, no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.
 
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade. 
 
Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino distribuídos por todo o Estado de São Paulo, na qual, através da música, o projeto visa garantir um futuro melhor, formando crianças e adolescentes mais conscientes, responsáveis e comunicativas, além de aproximá-las da família. 
 
No polo sorocabano, em 2017, foram realizadas apresentações dos alunos, entre grupos de coral, percussão, coro, violão, bandas, camerata de cordas friccionadas, entre outros, em comemorações a diferentes datas, como, o encerramento de cada semestre do curso, ‘Dia da Música’ e a campanha ‘Setembro Amarelo’, alcançando públicos de até 400 pessoas.
 
Todas as atividades são acompanhadas pela equipe técnica da Regional do Projeto, oferecendo atendimento individual, que proporciona uma atenção maior às necessidades de cada aluno e promovendo atividades socioeducativas, que trazem reflexão sobre valores éticos, estéticos e políticos, com foco sempre no desenvolvimento integral de cada indivíduo.
 
Os ‘Guris’, como são chamados os alunos, que estiverem em estágio avançado de aprendizagem, têm a possibilidade de integrar um dos 12 Grupos de Referência do projeto, distribuídos pelo estado. Esses grupos se apresentam com nomes consagrados no meio artístico, nos palcos mais importantes do cenário musical brasileiro.
 
Em Sorocaba, o programa atua desde 2004 e o polo está localizado no Parque do Espanhois, na Vila Assis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h30 às 17h30. Os cursos oferecidos são: clarinete, contrabaixo, violoncelo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, iniciação musical, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino, fundamentos da música e 36 vagas no GR (Grupo de Referência Coro e Percussão da Regional Sorocaba).
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar