Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Sorocaba recebe grandes companhias da dança em junho

Publicada em 07/05/2018 às 18:17
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
No mês de junho, Sorocaba será palco para a apresentação de grandes nomes da Dança: Cia de Ballet Adriana Assaf, Pavilhão D e Companhia de Danças Millennium estão entre as presenças confirmadas para a terceira edição do Festival de Dança de Sorocaba – DançAção, que acontece entre 28 de junho e 1º de julho no Teatro Municipal, no Parque da Boa Vista, com entrada gratuita para a população.
 
Além de promover a dança, o projeto tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a valorização dessa arte. “O propósito maior é dar oportunidade às pessoas de conhecer a Dança como linguagem artística, proporcionando experiências estéticas que contribuirão para que se tornem mais sensíveis e críticas”, explica Graça Giradi, gestora do projeto. 
 
O DançAção é promovido pela ASPD/Associação Sorocabana Pró-Dança, com o apoio da Secretaria da Cultura e do Turismo do Município e de empresas patrocinadoras, como a Unimed Sorocaba. Graça reforça, aliás, que o envolvimento da iniciativa privada é fundamental para a realização do projeto. “Empresas atuarão fortemente como incentivadoras da Cultura em nossa região, demonstrando responsabilidade social e contribuindo para a visibilidade da empresa e do projeto”, afirma a gestora, enfatizando ainda que existem cotas de patrocínio disponíveis para empresas interessadas.
 
O projeto foi contemplado com as leis de incentivo à Cultura Rouanet e ProAc, como também tem recebido importante apoio do Governo do Estado, desde a sua primeira edição. “O Governo Estadual entendeu o valor sociocultural e do alto impacto social do projeto e por meio da Secretaria Estadual da Cultura, além de significativo aporte, fará a promoção e a divulgação do Festival”, acrescentou Graça.
 
MOSTRAS COMPETITIVAS, AVALIATIVAS E ABERTAS – O DançAção´2018 acontecerá em quatro dias, com uma extensa programação contemplando mostras, workshops e oficinas para bailarinos, profissionais da dança e para o público em geral, estimado em 10 mil pessoas. As mostras competitivas e avaliativas acontecerão todas os dias, a partir das 18 horas, igualmente no Teatro Municipal. A entrada será um litro de leite, destinado ao Fundo Social de Solidariedade do Município. 
 
A abertura de cada noite, por outro lado, contará com a apresentação de uma companhia de dança de renome. Dia 28 de junho, quinta-feira, será a Cia de Ballet Adriana Assaf, referência em Balé Clássico; dia 29, sexta-feira, Pavilhão D, especializado em Dança Contemporânea, com mais de 20 anos de existência; e no sábado, dia 30, Sheila Santos e Marcelo Grangeiro, importantes nomes da Dança de Salão, e Munira Magharib, representante das Danças Árabes. 
 
A noite de encerramento no domingo, 1º de julho, terá a apresentação da Companhia de Dança Millennium, pentacampeã do Festival de Dança de Joinville, Santa Catarina, o mais tradicional do País. Já as mostras abertas acontecerão em outros espaços da cidade, como escolas, shoppings, entidades assistenciais, praças e parques, garantindo maior participação da população.
 
WORKSHOP E OFICINAS – Por outro lado, voltado para professores e profissionais da dança, haverá aulas e workshops nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, das 9 às 17 horas, nas tendas que serão instaladas anexas ao Teatro Municipal. A população também poderá participar de oficinas gratuitas que acontecerão durante o Festival: balé para crianças, danças circulares e dança de salão estão entre as modalidades disponíveis.
 
A programação completa do Festival pode ser acessada pelo site oficial do evento (www.festivaldancacao.com.br) ou pelas redes socais do DançAção (Facebook e Instagram: @festivaldancaacao).
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar