Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ECONOMIA Procon orienta consumidores para compras do Dia das Mães

Publicada em 04/05/2018 às 18:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/Fernando Rezende)
O Dia das Mães está chegando e tão importante quanto acertar no presente é sair às compras já com uma definição do que adquirir. Isso tornará mais fácil pesquisar preços, qualidade e praticidade do produto. Evitar as compras por impulso é fundamental para evitar que o orçamento fique apertado, orienta o Procon de Sorocaba – órgão de proteção e defesa do consumidor, vinculado à Secretaria de Gabinete Central da Prefeitura.
 
Na escolha de perfumes ou cosméticos, nacionais ou importados, o consumidor deve verificar se a embalagem contém todas as informações sobre os produtos em língua portuguesa, como instruções de uso; características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador. Quanto a peças de vestuário, lembram os técnicos do Procon local que o consumidor deve estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a troca do produto em caso de defeito na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou, o estabelecimento não é obrigado a proceder a troca, a menos que tenha se comprometido no momento da compra – tal compromisso deve constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal, em um cartaz da loja ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca, como, por exemplo, o prazo.  Para exercer o direito a troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.
 
CELULAR – Já nas compras de celular para presentear, o aparelho deve ser sempre adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto deve estar lacrado e dentro da embalagem original e possuir uma rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual.
 
Em relação aos serviços, o consumidor deve avaliar quais as necessidades de sua mãe. “Desta forma, fica mais fácil escolher se pré-pago ou pós-pago, assim como os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar