Sábado, 23 de Junho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ECONOMIA Entrega de declarações do IR supera a expectativa Atrasados devem recorrer ao sistema da Receita Federal e pagar multa para regularizar o CPF

Publicada em 02/05/2018 às 18:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: ABr)
Os sorocabanos respeitaram o prazo de declaração do Imposto de Renda´2018, ano-base 2017, superando em 2% as expectativas da Delegacia Regional da Receita Federal. De 1° de março a 30 de abril, 152.679 declarações foram entregues pelos contribuintes pessoas físicas no Município, quando segundo o delegado regional da Receita Federal em Sorocaba, Francisco José Pessoa Branco, o esperado era de 149 mil declarações. Nos 52 outros municípios da região, 411.305 envios foram registrados até à meia-noite de segunda-feira (30), número também acima do previsto.
 
Desde esta quarta-feira (2), primeiro dia útil de maio, o sistema da Receita Federal aceita as declarações remanescentes ou atrasadas. Porém, quem não cumpriu com a obrigação anual de prestar conta ao Leão dentro do prazo previsto deve baixar o programa o quanto antes para pagar menos; a multa é de 1% por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido. Assim que a declaração for emitida, uma notificação será gerada e o contribuinte terá 30 dias para regularizar a situação.
 
Quem não acertar as contas com o Leão tem como consequência o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) com `status´ pendente de regularização, ou seja, fica ‘sujo’. Então, na prática, esse contribuinte não pode, por exemplo, fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concurso público, além de ter problemas para movimentar conta bancária.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar