Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Vizinhos Culturais começa com exposição de fotos

Publicada em 09/04/2018 às 18:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Com o objetivo de fortalecer as ações culturais entre os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), está sendo foi lançado o projeto “Vizinhos Culturais”, que teve uma primeira reunião de trabalho no Chalé Francês, sede da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sorocaba, na semana passada. O secretário da Cultura e Turismo do Município, Werinton Kermes, recebeu colegas e representantes das cidades de Votorantim, São Roque, Mairinque e Alumínio.
 
Iniciativa surgida num encontro de agentes culturais da RMS, realizado no primeiro semestre de 2017, o projeto busca realizar um intercâmbio cultural e valorizar os artistas da região. “Essa é a realização de um sonho, pois através de muita conversa entre os agentes culturais das nossas cidades vizinhas pensamos em nos unir e juntos levar as diversidades culturais para quem mais necessita, que é a população”, conta o secretário Werinton Kermes.  Ainda segundo Kermes, a reunião possibilitou a troca de novas ideias, neste primeiro momento entre as cinco cidades, trabalhando com a meta de oferecer à população uma produção artística diferente daquilo que ela já tem nas suas localidades, trazendo benefícios tanto para os que praticam, quanto para os que recebem. ”A arte é transformadora na vida das pessoas. Estamos falando de qualidade de vida. A população que tem acesso à Cultura é muito mais consciente e participativa. Quando o cantor sai da sua cidade e vai para uma outra, ele está abrindo o mercado. Por exemplo, um cantor de Mairinque, todo mundo em sua cidade o conhece, mas em Sorocaba ele é uma novidade. Então, vamos fazê-lo ser reconhecido não só em Mairinque, mas em toda a região e vice-versa”, explicou Kermes.
 
Já o secretário de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Votorantim, Edson Cortez, reforçou a importância da parceria entre as secretarias. “A divisão geográfica não tem que ser uma divisão cultural, e estamos em municípios próximos, onde as pessoas transitam entre elas. Então, agora vamos fazer a Cultura também transitar entre as cidades. Essa é uma maneira inteligente de fazermos uma gestão dos recursos públicos, trabalhando com parcerias e fortalecendo a amizade entre os municípios”, acentuou.
 
Estiveram presentes também Fernando Kitagawa, diretor do Departamento de Cultura de Alumínio; Sandro Rolim, diretor do Departamento de Cultura de Mairinque; e Mari Dineri Moraes de Camargo, chefe da Divisão de Cultura de São Roque. Serão agendadas também reuniões com os presidentes das Câmaras de Vereadores de cada município, para criação de um decreto específico do “Vizinhos Culturais” e, assim, legalizar o projeto e fazer com que possa continuar nas próximas gestões.
 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA; DEPOIS FESTIVAL DE ROCK - As ações do “Vizinhos Culturais” se iniciam com uma exposição de fotos antigas no dia 23 deste mês, na Biblioteca Municipal de Sorocaba, no Parque da Boa Vista. A mostra, que permanecerá quinze dias em cada município, terá como título “Um olhar aos anos 20 – Uma visão regional dessa década” e ressaltará a grande mobilização cultural que aconteceu à época no mundo, com Chaplin, Dadaísmo e Surrealismo, Art déco, Era do Jazz, Semana da Arte Moderna de 1922 no Brasil, primeira transmissão de rádio e a quebra da bolsa de Nova York, enquanto nossa região caminhava à industrialização.
 
Já em maio, por outro lado, haverá o Festival de Rock, com a participação de cinco bandas, sendo uma de cada cidade, com apresentações aos sábados, criando um circuito entre os municípios. E, finalizando o semestre, acontecerá em junho o evento Sarau Cultural, que será apresentado em um único sábado em cada cidade. 
 
A agenda piloto tem o intuito de integrar, ao longo do tempo, as 27 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar