Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Campanha de vacinação contra Influenza terá nova data em Sorocaba

Publicada em 02/04/2018 às 18:15
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Campanha de vacinação contra Influenza terá nova data em Sorocaba. A informação é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que, por ofício informativo veiculado no dia 28 de março, determinou o período de 23 de abril a 1º de junho para ocorrer a vacinação. No dia 12 de maio será realizado o “Dia D” da vacinação, data da mobilização nacional. Anteriormente anunciada para acontecer no dia 16 de abril, a mudança ocorreu em decorrência do atraso da entrega do imunobiológico pelo Instituto Butantan, responsável pela produção das vacinas.
 
O Ministério também afirma que a alteração do período para a vacinação ainda continua garantindo a proteção no inverno, pois a vacina deve ser aplicada entre abril e maio, portanto, a Campanha será realizada no período ideal, antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho. A meta estabelecida é atingir uma cobertura de 90% dos grupos prioritários que ainda serão divulgados para os municípios de todo o Brasil.
 
Para se preparar contra a gripe, a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) está apurando os estoques do remédio antiviral Oseltamivir (de nome comercial Tamiflu) nas UBSs e hospitais, para que não haja falta durante o período. A Vigilância Epidemiológica Municipal acompanha a notificação de casos graves de doença respiratória. Em todos estes é feito a pesquisa do vírus Influenza. Até o momento, não foi identificado em Sorocaba nenhum caso grave com identificação deste vírus.
 
Medidas de prevenção
 
• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirrar ou tossir e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar