Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Hospital Estadual inicia atendimentos ambulatoriais Primeira unidade no modelo Parceria Público-Privada vai operar em plena capacidade a partir de junho ou julho

Publicada em 02/04/2018 às 18:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Germano Schonfelder)
O novo Hospital Estadual “Adib Domingos Jatene”, situado no Km 106 da Rodovia Raposo Tavares, iniciou os atendimentos ambulatoriais nesta segunda-feira, 2 de abril, dois dias depois à cerimônia de inauguração, ocorrida na tarde de sábado (31) e que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do vice Márcio França (PSB) e do secretário estadual de Saúde, David Uip, entre outras autoridades locais e regionais, incluindo o prefeito sorocabano José Antônio Caldini Crespo (DEM). Com funcionamento pleno previsto apenas para junho ou julho, a unidade foi entregue em meio à agenda lotada que Alckmin cumpre antes de deixar o cargo na sexta-feira (6) para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro, depois de treze anos à frente do Executivo Paulista.
 
“Com alta tecnologia, são 96 leitos de UTI e centro cirúrgico de excelência para cirurgias cardíaca, infantil, urológica, neurológica, ortopédica e todos os tipos de trauma”, explicou o governador. Ao todo, são 260 leitos; 144 de internação e 20 de cirurgia ambulatorial. “100% SUS. 100% gratuito”, completou Alckmin.
 
A nova unidade oferecerá ambulatório de especialidades médicas, centro de reabilitação e fisioterapia, serviços diagnósticos clínico e por imagem e setor de urgência e emergência. A previsão é de que, quando estiver funcionando em plena capacidade, o hospital realize por ano 12 mil internações, seis mil cirurgias, quatro mil consultas e 25 mil exames especializados.
 
“A unidade levará assistência especializada e de altíssimo nível para a população”, garantiu Uip. “É referência em modernidade e tecnologia”, completou o prefeito José Crespo.
 
“Sorocaba e região vão ter um dos melhores hospitais do Brasil, feito por uma Parceria Público-Privada”, enfatizou Alckmin. No modelo de PPP, citado pelo governador, uma empresa privada explora os serviços administrativos do Hospital, enquanto a Associação Paulista para Desenvolvimento de Medicina, sem fins lucrativos, responsabiliza-se pelos serviços assistenciais. O contrato entre a empresa privada ganhadora da licitação e o Estado terá duração de 20 anos, com previsão de aportes e incorporação de novas tecnologias durante esse período.
 
Dos R$ 270 milhões investidos no novo Hospital Regional, 60% foram provenientes do Governo do Estado, por meio de empréstimo via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e 40% pelo parceiro privado, Inova Saúde, uma empresa do grupo Construcap.
 
O Hospital “Adib Domingos Jatene”, que leva o nome de um dos melhores médicos do País, cardiologista de renome internacional que foi secretário estadual e ministro da Saúde, tem 27 mil metros quadrados de área construída. Funcionando 24 horas, a unidade atenderá adultos e crianças.
 
REDE LUCY MONTORO – O governador Geraldo Alckmin, ainda no sábado à tarde em Sorocaba, também entregou simbolicamente, por outro lado, as obras de implantação da unidade local da Rede Lucy Montoro, especializada no atendimento a pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, além de fisioterapia, fisiatria e traumas. A novidade foi o anúncio de que o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) será a Organização Social de Saúde (OSS) responsável pelo gerenciamento. Os atendimentos estão previstos para começar em maio.
 
Foram investidos R$ 9,4 milhões em obras. São 2.185,55 metros quadrados de área construída na rua Cláudio Manoel da Costa, em área anexa ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), no Jardim Vergueiro.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar