Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Taturema faz temporada de montagem sobre fechamento da Oficina Cultural

Publicada em 16/03/2018 às 21:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Neste sábado (17), Taturema realiza temporada do rito-espetáculo “ManiFESTAção”. Com ínicio às 20 horas e duração de 120 minutos, ao ar livre na própria praça Frei Baraúna, inclusive utilizando-se das escadarias do prédio histórico do Fórum Velho, o rito mescla, através de improvisações, a história de “As Bacantes”, tragédia grega de Eurípides, com o atual cenário político-cultural de Sorocaba. Transforma as personagens Sêmele (Joesica Borges) em Grande Otelo, Cadmo (Leandro Moraes) em Jogo Político, Àgave (Marlene Pádua) em Adequação Orçamentária e vice-versa. Num samba-enredo guiado por Dionísio (Marcio Moraes) e As Bacantes para manifestar e festejar a continuidade da Cultura e do processo continuado criativo.
 
Repleta de reflexões, personagens mitológicos e alegorias, a montagem traça antropofagicamente um paralelo de como a história do mundo se repete: como um texto escrito há mais de 2 mil anos na Grécia reflete exatamente o que se vivencia hoje em Sorocaba. Com muita música, vinho e dança, os atores convidam o público para uma imersão no terreiro sagrado do teatro em uma dança para imortalizar a `Grande Otelo´ e gerar novos frutos continuamente, no corpo celeste da Terra (Rosa Piva) e no desejo de Eros (Priscila Pires).
 
O TATUREMA - Existindo em espaço privado desde 2015, por ausência de suporte das esferas públicas, o Grupo Taturema atua em processo continuado de pesquisa em atuação-improvisação e dramaturgia mitológica. Seus espetáculos são construídos ao longo de sua jornada. “Cada dia de espetáculo é diferente por consequência e cada vez mais rico de informações, vindo das experimentações e contatos com o público anterior”. 
 
A pesquisa de “ManiFESTAção” teve inicio em Junho de 2016, como desdobramento do espetáculo “Salve Tatu”, apresentado no Coletivações do Sesc Sorocaba em junho de 2017, e teve sua estreia nos eventos Mostra T ( mostra trimestral de artes realizada pelo grupo), Feira do Beco do Inferno e no ato político “Grande Otelo Vive!”.
O espetáculo será mostrado também nos sábados seguintes, até 7 de abril.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar