Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Brecht é encenado no Senac

Publicada em 12/03/2018 às 19:08
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Estreia nesta terça-feira (13), às 20 horas, no Senac Sorocaba, situado nos altos da avenida Cel. Nogueira Padilha, a montagem “O casamento do pequeno burguês”, do renomado autor Bertold Brecht, pelo grupo TT5 - turma do curso Técnico em Teatro, dirigido por Hamilton Sbrana e sob a direção musical de Zack Rodrigues. Haverá reapresentações ainda na quinta-feira (15) e nos dias 20, 22 e 27 de março, sempre no mesmo horário e com entrada franca.
 
A montagem é uma ácida comédia que relata a conflituosa percepção da classe média, que instiga a reflexão sobre a moral burguesa, especialmente os valores, tradições e conveniências estabelecidas pelas normas sociais. Preocupado em expressar a realidade, Brecht, profundo objetor do capitalismo que escreveu este texto em 1920, adota temas e cria personagens que constituem um elo de identificação com o cidadão comum, para que não só se interesse pela ação dramática, mas também seja estimulado a ter seu próprio pensamento crítico. 
 
A história se desenvolve em uma típica festa de casamento, onde os noivos, parentes, amigos e convidados estão em posições antagônicas. O noivo, mesmo procurando se encaixar nos padrões da classe média, estando com pouco dinheiro construiu os móveis da casa nos seus períodos de folga, porém os móveis frágeis são uma metáfora da falsa moral, que vai se desfazendo aos poucos e revelando a verdade sobre quem são os personagens dessa festa e como se comportam. A elegância, os bons costumes e a educação dão espaço às trocas de ironias, acusações, provocações e grosserias; o jogo de hipocrisia vai ganhando tempero enquanto fatos reais e o álcool tomam conta da situação, culminando numa deterioração das famílias, amigos e do cenário que também vai se desfazendo à medida que todos vão se revelando. O resultado é um espetáculo onde as tradicionais e sólidas regras de convivência estabelecidas pelos valores sociais burgueses se desmoronam. 
 
Como o espetáculo acontece num casamento, a montagem receberá a plateia como convidada do enlace, contando com a colaboração da equipe de gastronomia do Senac, que oferecerá aos participantes uma experiência sensorial numa degustação de iguarias preparadas pelos renomados chefes. 
 
O grupo TT5 é formado por Amanda Albino, Bruna de Oliveira Costa, Bruno William de Almeida, Carla Cristina Santucci Demarchi, Fábio Bernardes da Luz, Flávia Aparecida de Lima Silva, Gabriely Candido de Oliveira Castilho, Giovani de Souza Nunes, Giovanna Calegare Claro, Jackson Júlio do Nascimento, Jan de Oliveira Nes, Laura Luiza Schultez Maciel, Mariana Nóbrega Macedo, Mayara Rodrigues de Campos e Vinicius Gabriel de Brito Simões.
 
SERVIÇO - Para reservar o ingresso gratuito, é necessário entrar no site www.sp.senac.br/sorocaba e se inscrever no dia que pretende assistir ao espetáculo, sendo a faixa etária 14 anos. Vagas limitadas de 50 participantes por apresentação. Telefones para mais informações (15)3412.2500.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar