Domingo, 23 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Biblioteca faz homenagem ao Mosteiro de São Bento e à Capela Sant’ana

Publicada em 08/03/2018 às 21:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Fica em exposição até o dia 22 de março, na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury, a maquete que reproduz o Mosteiro de São Bento e a Capela Sant’Ana (anexa ao Mosteiro), localizados no Largo de São Bento, uma das primeiras edificações da cidade de Sorocaba, que ainda são preservados, ambos tombados como patrimônio histórico.
 
Construído por Baltazar Fernandes para os monges beneditinos, o mosteiro se inicia com uma construção modesta em 1667 e, com o acréscimo da cidade, é realizada a nova construção de uma igreja Matriz.
 
A capela, que surgiu antes do mosteiro, aparece no testamento de Isabel de Proença, segunda esposa de Baltazar Fernandes, sendo o primeiro documento a ser preservado onde se vê registrado o nome Sorocaba.  Uma legítima expressão artística barroca, de taipa de pilão, no qual o barro foi socado em um pilão até ganhar consistência, foi a técnica utilizada para as paredes desse monumento histórico, que guarda muitas riquezas como o altar-mor esculpido com madeira, com lâminas de ouro aplicadas no retábulo, trazido de Portugal no séc. XVIII.
 
O Mosteiro São Bento de Sorocaba é o único da congregação beneditina no Brasil que mantém a sua originalidade.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar