Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Vencedora de licitação expõe Sistema BRT aos vereadores Câmara vai convocar audiência pública para que a população possa saber mais sobre o BRT

Publicada em 07/02/2018 às 18:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A implantação do BRT em Sorocaba foi objeto de uma reunião de vereadores com secretários municipais e uma representante da Consor, empresa que venceu a licitação para a implantação do projeto na cidade, Niege Chaves, na tarde de terça-feira (6), na Sala de Reuniões da Câmara. “Vamos marcar uma audiência pública sobre o BRT, em data a ser confirmada, para que a população possa conhecer melhor o projeto e dar suas sugestões”, adiantou o presidente da Casa, Rodrigo Manga (DEM), ao final do encontro.
 
A representante da empresa, acompanhada dos secretários municipais Luiz Carlos Siqueira Franchim (Mobilidade e Acessibilidade) e Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), fez aos vereadores presentes uma exposição sobre como será a implantação do sistema inovador de transporte coletivo na cidade e respondeu questionamentos dos vereadores. 
 
O Sistema BRT (Ônibus Rápido, na tradução da sigla em inglês) começará a ser implantado a partir de agosto, a um custo estimado em R$ 400 milhões. Segundo a sócio-proprietária da Consor, a apresentação detalhada do projeto para os vereadores foi o primeiro de uma série de encontros do gênero. “A ideia é apresentar à sociedade como um todo, por segmento, o conceito geral do BRT”, afirmou.
 
Para o presidente da Câmara Municipal, o BRT é um projeto importante para Sorocaba, beneficiando, sobretudo, a população que mora nos bairros mais distantes do Centro: “O BRT terá um impacto positivo na cidade. Além da rapidez, os ônibus articulados vão oferecer mais espaço e mais qualidade para o usuário. Linhas que hoje demandam uma hora para o ônibus completar seu percurso, com o BRT vão demorar 20 minutos”, comemorou Manga, acrescentando que hoje “o usuário paga uma tarifa alta, mas não tem um transporte com a qualidade necessária”. Por isso, aduziu, “é preciso dar o devido valor ao usuário do transporte coletivo”.
 
`PROJETO INOVADOR´ – Para o vereador Renan Santos, o BRT é um projeto inovador, mas também muito complexo, devido às questões jurídicas e financeiras envolvidas. “As obras começam em agosto e esperamos que, no decorrer desse prazo, sejam esclarecidas as nossas dúvidas”, salientou, enquanto o vereador João Donizeti Silvestre ressaltou a importância do BRT para cidade, mas considerou que é preciso maior aprofundamento sobre o assunto, devido ao alto custo do sistema, estimado em R$ 400 milhões.
 
O secretário Luiz Carlos Siqueira Franchim classifica o projeto do BRT como `revolucionário´, com mais conforto e rapidez para os usuários, enquanto o secretário Luiz Alberto Fioravante entende que o BRT será “a quebra de paradigma no transporte público em Sorocaba, mudando o conceito de transporte na cidade”.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar