Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Irregularidades na Zona Azul geram mais de 6 mil multas Segundo Urbes, novo aplicativo deve facilitar vida do sorocabano

Publicada em 24/01/2018 às 23:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
EM 2017
 
No ano passado, 6.558 motoristas foram autuados por terem descumprido as regras do estacionamento rotativo, a Zona Azul, conforme dados da Urbes-Trânsito e Transportes. De acordo com a empresa pública, o maior número de multas deu-se no início da revitalização do sistema, em 20 de março. 
 
Atualmente, a Urbes entende que os motoristas já compreenderam a importância do sistema para Sorocaba. “O cidadão que vai ao Centro tem encontrado vagas de estacionamento disponíveis; coisa que não acontecia antes”, salienta. 
 
De acordo com o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, trabalha-se com a ideia de ampliar o número de vagas na Zona Azul; atualmente, há em torno de mil estacionamentos e a intenção é de se chegar a 5 mil vagas pela cidade, principalmente em locais de grande circulação, como Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Poupatempo de Sorocaba.  
 
Outra atualização em relação à Zona Azul é o lançamento do aplicativo Zona Azul Digit@l, que deve ocorrer ainda neste semestre. O sistema será gerenciado pela própria Urbes, por meio de seus colaboradores, que serão treinados para operar o sistema.
 
Os motoristas vão poder baixar gratuitamente o programa em qualquer smartphone, nas plataformas IOS e Android, facilitando na hora de comprar o bilhete de estacionamento. A obrigatoriedade do uso do cartão continuará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e sábado, das 9 às 13 horas, por um período de uma ou duas horas.
 
A Urbes ressalta que de qualquer maneira vai continuar utilizando por um período os cartões, até a adaptação da população ao novo sistema, que serão comercializados nos postos de venda autorizados, ampliados com essa expansão. A par disso, uma nova campanha educativa também será desenvolvida.
 
O anúncio da Prefeitura de que Sorocaba ganhará um aplicativo da Zona Azul foi comemorado e recebido como um avanço pelo vereador Hudson Pessini (PMDB), que desde o início de seu mandato defende a implantação da tecnologia digital no sistema de estacionamento rotativo. Em março de 2017, quando a nova Zona Azul passou a operar, Pessini cobrou do Executivo a adoção do aplicativo, ressaltando que diversos municípios, como a Capital paulista, já haviam modificado seus sistemas de fiscalização da Zona Azul, gerando praticidade e economia.
 
Na ocasião, o parlamentar questionou se haveria previsão de implementação de um sistema digital de baixo custo para a fiscalização e utilização do sistema de estacionamento rotativo, e recebeu como resposta que os aplicativos de celulares seriam, sim, utilizados, pois as medidas, equipamentos e forma de contratação do sistema digital deveriam compor a segunda etapa do projeto de modernização da Zona Azul.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar