Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ECONOMIA Confiança do setor supermercadista sobe e há otimismo em relação às vendas de verão Nesta estação, cervejas, carnes, frutas de época, sucos em geral e refrigerantes chegam a subir 30% em volume de vendas

Publicada em 22/01/2018 às 23:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/Fernando Rezende)
Os últimos números divulgados pela equipe econômica do Governo Federal repercutiu positivamente para o setor supermercadista paulista, conforme aponta a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo, aplicada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que representa Sorocaba. De acordo com a publicação de dezembro de 2017, cerca de 41% dos empresários do setor estão otimistas com o futuro, representando 11% a mais que o demonstrado em novembro.
 
As principais variáveis que impactaram no otimismo são a taxa de inflação e as vendas, com 42% de otimismo. Em primeiro lugar, a expectativa futura otimista está no crescimento do PIB, com mais de 58% acreditando que isto aconteça. “Vários analistas apontam que o crescimento da economia poderá chegar a 3% em 2018 e os empresários supermercadistas refletem isto”, explicou Thiago Berka, economista da Apas.
 
Outro ponto que demonstra muito otimismo para o setor é quando se fala no crescimento nominal das vendas. Para 45% dos entrevistados, o crescimento será entre 4% e 6%; apenas 9% acreditam em queda e, mesmo assim, baixa, de 0% a 2%. “Quando analisamos a situação de 2016 e 2017, vemos como a percepção vem mudando consistentemente. O pessimismo em dezembro de 2016 estava em 40% e chegou a 25% em dezembro de 2017. O otimismo foi de 27,7% para 34,7%”, comentou Berka.
 
Em relação ao desempenho do ano de 2017 contra 2016, cerca de 36% dos supermercadistas relataram queda nas suas vendas, entre 1% e 4%. A Apas também ressalta o desempenho do Natal de 2017 frente a 2016 - aproximadamente 45% dos empresários observaram crescimento e outros 45% enfrentaram queda.
 
“Este número demonstra algo que a Apas percebeu ao longo do ano, que foi uma variação muito grande entre os desempenhos de vendas de diferentes supermercados. A competição de preços e promoções foi bastante intensa, reflexo da instabilidade econômica prolongada, de forma a manter o volume e prejudicando a margem”, avaliou o economista.
 
O verão é uma época importante de vendas para o setor, pois o mix de produtos muda. Cervejas, carnes, frutas de época, sucos em geral e refrigerantes chegam a subir 30% em volume de vendas. Para 27% do setor, as vendas de verão subirão neste 2018 em relação a 2017 entre 2% e 4%, para 36% entre 4% e 6%, e para 9% entre 8% e 10%. Apenas 18% acreditam em queda de até 4% nas vendas.
 
“Como a inflação está baixa, haverá um crescimento real esperado interessante. Há também menor expectativa de viagens por parte da população de São Paulo, o que também pode ajudar no volume de vendas”, destaca Berka.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar