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<< ECONOMIA Varejo deve perder cerca de R$ 246,4 milhões em 2018 por causa de feriados Segundo análise do Sincomércio, essa perda será aproximadamente 18% maior que o projetado para 2017

Publicada em 16/01/2018 às 22:39
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(Foto: Arquivo/Fernando Rezende)
ECONOMIA
 
O comércio varejista na região de Sorocaba deve perder cerca de R$ 246,4 milhões em 2018 por conta dos feriados nacionais e pontes, segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), alicerçada em levantamentos realizados em parceria com o Sincomércio local. Esse montante é aproximadamente 18% superior ao projetado para 2017, acrescenta ao DIÁRIO o empresário Fernando Soranz, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba, lembrando, porém, que o número de feriados e pontes em 2018 será o mesmo do ano passado, 15. “Portanto, esse aumento é motivado exclusivamente pela melhora da estimativa de crescimento nas vendas do comércio para este ano”.
 
O segmento de ‘Supermercados’ deve ser o que mais deixará de faturar, em torno de R$ 116,7 milhões, prejuízo 15% maior em relação a 2017, correspondendo a 47% das perdas totais da região. No entanto, ‘Lojas de Móveis e Decoração’ terá a maior variação do prejuízo, aproximadamente 46% acima do estimado para 2017, e perda de R$ 6,1 milhões nas vendas.
 
Para as demais atividades, as projeções também são de prejuízo: Farmácias e Perfumarias (de R$ 22,2 milhões, crescimento de 23% na comparação com 2017); Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados (de R$ 31,9 milhões, montante 28% superior ao ano anterior); e Outras Atividades (de R$ 69,5 milhões, 16% maior que em 2017).
 
Nos cálculos, a FecomercioSP se limitou aos feriados nacionais e setores passíveis de sofrerem uma redução no ritmo de vendas, em que a compra por impulso é relevante, uma vez que os produtos, em grande parte, têm um valor unitário mais baixo, como o setor de roupas e calçados, perfumarias e cosméticos, etc.. Além disso, pontua também Soranz, está sendo considerado que apenas uma parcela pequena das vendas nos feriados e pontes seja afetada - e não o faturamento do dia todo. Cada feriado é ponderado de acordo com o tamanho do comércio daquele mês de referência.
 
COPA DO MUNDO – Por outro lado, também a Copa do Mundo será realizada entre os meses de junho e julho, na Rússia, e o Brasil jogará em dias de semana, como quarta e sexta-feiras. Porém, o estudo ontem divulgado pela FecomercioSP não considera esses dias por haver diferenças de políticas entre as empresas, podendo ou não liberar os funcionários por tempo parcial ou total.
 
Até novembro do ano passado, analisa igualmente o presidente do Sincomercio Sorocaba, as pequenas e médias empresas (cerca de 80% do total) apresentavam grande dificuldade para abrir nos feriados. Muitas delas optavam por não abrir devido aos custos trabalhistas e de funcionamento não cobrirem o faturamento daquele dia. A FecomercioSP entende que a nova legislação trabalhista facilitará, contudo, essa decisão, ou seja, haverá negociação entre empregado e empregador sobre a possível abertura. Além disso, caso seja um feriado importante para uma determinada atividade, poder-se-á utilizar do novo modelo de contrato intermitente, projeta Soranz.
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