Domingo, 23 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Região do Carafá vai receber vacina contra febre amarela neste sábado

Publicada em 05/01/2018 às 18:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Votorantim, através do Departamento de Vigilância em Saúde, percorre neste sábado (6), durante todo o dia, as propriedades rurais do bairro Carafá para aplicar doses da vacina contra a febre amarela silvestre. A ação faz parte do monitoramento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), tendo em vista a área de mata e também pela proximidade com o município de Piedade, onde já foi constatado caso de morte de macacos contaminados. 
 
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde votorantinense, Pedro Borges, esse planejamento não tem nenhuma ligação com a morte dos macacos no Parque do Matão. “Essa medida foi solicitada anteriormente e, como as doses chegaram nesta sexta-feira, faremos a aplicação neste sábado”, ressalta, explicando que não poderão receber as doses crianças com menos de seis meses de idade, grávidas e gestantes. As pessoas com idade acima de 60 anos só receberão a dose com laudo médico. 
 
350 DOSES NA UBS DO PARQUE BELA VISTA – Por outro lado, a Secretaria da Saúde da Prefeitura local orienta a população para que a vacina contra a febre amarela seja aplicada somente nos munícipes que vão viajar para as áreas consideradas de risco. Nesta sexta-feira (5), muitas pessoas compareceram à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista para procurar a vacina. O Município, por sua vez, disponibilizou todo o estoque de 350 doses para atender ao aumento da demanda da manhã de ontem. Porém de acordo com a Secretaria da Saúde, o número de doses disponibilizadas nesta sexta-feira foi mais que o triplo de doses aplicadas mensalmente. 
 
A cidade, como Sorocaba, também não registra caso de febre amarela e a vacinação até o momento segue a rotina normal para as pessoas que viajam para as áreas consideradas de risco, com doses administradas somente às sextas-feiras pela manhã na UBS do Parque Bela Vista. Segundo a Vigilância em Saúde do Município, somente se a causa da morte de um dos macacos bugios ocorrida no início da semana no Parque do Matão, no Parque Bela Vista, for por febre amarela, haverá vacinação geral, com critérios discutidos juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde, seguindo os protocolos oficiais.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar