Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Pães e bolos atraem no Mosteiro de São Bento O contato com a medicina nutricional inspira dom Rocco Fraioli na produção artesanal

Publicada em 03/01/2018 às 18:25
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Germano Schonfelder)
TRADIÇÃO BENEDITINA
 
O histórico Mosteiro de São Bento, no coração de Sorocaba, de algum tempo para cá também exala aromas cada vez melhores, desde que o monge beneditino dom Rocco Fraioli, OSB, novo responsável pelo local, começou a produzir pães e bolos caseiros e saudáveis para comercialização, revertendo os recursos obtidos com as vendas também para o custeio das obras de restauração do principal patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Os produtos podem ser encontrados aos fins de semana no número 62 do largo de São Bento, no Centro.
 
O beneditino explica que o interesse pela culinária saudável veio após trabalhar como capelão em um hospital do Rio de Janeiro. “Lá entrei em contato com a medicina nutricional e isso me encantou muito”, conta. “Foi um divisor de águas também na minha vida, quando comecei a adotar novos hábitos”.
 
Ao aprender mais sobre alimentação saudável, dom Rocco começou a pesquisar receitas e a fazer várias experiências até chegar ao que produz hoje. “Faço bolo e pão artesanais sem lactose, sem manteiga, sem margarina e com açúcar orgânico”, conta. “Tem de diversos sabores e agora, na época de Natal e início de ano, temos produzido também os tradicionais panetones com frutas cristalizadas, castanhas, meio ‘panetonado’ e chocolate”.
 
Apesar do conhecimento adquirido sobre alimentação saudável, dom Rocco não defende o fanatismo com o assunto. “Se você começa a radicalizar demais, acaba, às vezes, deturpando uma coisa que é séria”, alerta. “E não posso ficar indicando porque não sou médico; são as próprias pessoas que vêm e pedem”.
 
Com valores em torno de R$ 10 para os produtos simples, R$ 15 para os mais incrementados e uma freguesia fiel, o sacerdote já almeja, futuramente, a abertura, inclusive e com os mesmos propósitos de ajudar na revitalização do patrimônio beneditino, também de uma pequena padaria do Mosteiro de São Bento, aos moldes da existente há décadas junto ao Mosteiro de São Bento, de São Paulo. “Vontade não falta para fazer as coisas e imaginação é o que nos possibilita conquistar espaço e avançar”, completa com entusiasmo dom Rocco.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar