Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Natal Iluminado do Céu Sagrado pode entrar no roteiro turístico

Publicada em 18/12/2017 às 12:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Por determinação do prefeito José Crespo, a Secretaria de Cultura e Turismo encaminhou minuta de decreto para o Jurídico da Prefeitura para que o tradicional “Natal Iluminado”, do Céu Sagrado, no Alto da Boa Vista, seja inserido na programação de festejos natalinos e no roteiro turístico de Sorocaba em 2018. A Pasta ainda informa trabalhar para fazer com que a Secretaria de Turismo do Estado inclua o evento no calendário de atrações turísticas de São Paulo, devido a seu “notório conhecimento popular”. A Prefeitura informou também que o “Natal Iluminado”, do Céu Sagrado, igualmente faz parte do projeto que será encaminhado ao Governo do Estado para que Sorocaba seja classificada como Município de Interesse Turístico.
 
O presidente do Centro Espiritual “Céu Sagrado”, Luciano Dini, aguarda ansiosamente a aprovação do decreto municipal. “Já está na mão do prefeito. Parece que não vai ter problema nenhum”, afirma otimista.
 
O “Natal Iluminado” é um evento organizado pelo Céu Sagrado há 13 anos. Com mais de quatro milhões de lâmpadas, o ambiente decorado na avenida Paulo Varchavtchik, 1.805, no Alto da Boa Vista, leva quatro meses para ser preparado e três meses para ser desmontado, segundo Dini. Todos os anos, o Céu Sagrado solicita um quilo de alimento não perecível para a entrada. Em 2016, 58 toneladas foram doadas a entidades beneficentes. “Acredito que este ano a gente deve se superar. Estamos esperando uma arrecadação de 70 toneladas”, conta o presidente. “Isso porque a cada cinco pessoas que chegam aqui, somente uma não traz”, observa.
 
Dini ainda não tem um balanço de quanto foi arrecadado até agora, mas revela que, pelo menos, oito entidades já retiraram alimentos no local. “Tem muito mais para retirar e vamos até o final do ano fazendo esse processo”, explica. Entre as entidades beneficiadas, estão o Lar-Escola “Monteiro Lobato”, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Serviço de Obras Sociais (SOS) e o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), mantenedor do Hospital “Sarina Rolim Caracante”. Instituições de outros municípios como Alumínio, Campinas e São Roque, também se beneficiam da arrecadação.
 
As luzes foram ligadas em 25 de novembro e seguem acesas todas as noites até 5 de janeiro – exceto nos dias 24 e 31 de dezembro –, das 20 às 22 horas, exceto quando chove.
 
VISITA ESPECIAL – Fadas e duendes que alegram o “Natal Iluminado” do Céu Sagrado neste 2017 também visitaram, por outro lado, a Vila dos Velhinhos, no largo do Divino, na última semana. Jovens entregarem presentes, cantaram e conversaram com os idosos que moram no asilo localizado no número 380 da avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida. “Foi uma iniciativa nossa para levar um pedaço do nosso 'Natal Iluminado' para os velhinhos”, explica Luciano Dini. “Fomos muito bem recebidos e o pessoal voltou muito feliz. Tenho certeza que os velhinhos também tiveram momentos de muita alegria”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar