Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA DIÁRIO marca presença no 17° Prêmio Jornalístico ASI/Schaeffler

Publicada em 29/11/2017 às 22:28
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Teófilo Negrão)
O DIÁRIO marcou presença e saiu vencedor em duas categorias, mais uma especial, no 17° Prêmio Jornalístico ASI/ Schaeffler de Direitos Humanos, em sessão solene da Câmara Municipal na noite de terça-feira (28). A estagiária Bruna Camargo ganhou o troféu “Paulo Fleury”, com o primeiro lugar na categoria Estudante pela reportagem “Jovem autista vence obstáculos sociais para desenvolvimento”; o ex-fotógrafo Fernando Rezende ficou com o terceiro lugar na categoria Fotojornalismo; e o editor de redação José Benedito de Almeida Gomes recebeu o troféu “Ruy Albuquerque”, uma homenagem por sua importância na imprensa sorocabana. 
 
A mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: vereadores José Francisco Martinez (PSDB) e Anselmo Neto (PSDB); secretário municipal de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira (representando o prefeito José Crespo); presidente da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), Ângela Fiorenzo; secretário de Comunicação Institucional da Câmara, Carlos Garbo; chefe de Marketing da Schaeffler América do Sul, Renata Campos; professor e coordenador do Laboratório de Comunicação da Uniso e orador da ASI, Fernando Negrão Duarte; e corregedor-geral do Município, Carlos Rocco Junior. Durante a sessão solene, o saguão “Salvadora Lopes” recebeu a exposição sobre a história dos 17 anos do Prêmio Jornalístico ASI/Schaeffler de Direitos Humanos produzida pela ESAMC. Os alunos da universidade, nova parceira da ASI na premiação, também estão produzindo um vídeo comemorativo; já a edição das matérias concorrentes, exibidas durante a premiação, foram editadas pela Uniso, parceira da ASI desde a primeira edição do prêmio. 
 
Segue a lista dos trabalhos premiados na 17ª Edição do Prêmio ASI-Schaeffler.
 
Estudante – Troféu “Paulo Fleury”
 
1º) Bruna Emy Camargo (Estagiária) – DIÁRIO DE SOROCABA – “Jovem autista vence obstáculos sociais para desenvolvimento”
2°) Esdras Felipe Pereira (Estagiário) – Portal de Notícias da Prefeitura – “Projeto da Escola Mateus Maylasky rompe barreira e se torna livro”
3°) Beatriz Oliveira Ferraz (Aluna da Uniso) – Blog de Notícias “Foca na Rede” – “Um Olhar Além do Espelho”
 
Radiojornalismo – Troféu “Ulderico Amêndola” 
 
1º) André Fazano (Cruzeiro FM) – “Haitianos no Brasil”
2º) Oliveira Junior (Rádio Cacique FM) – “Missão de Paz da ONU no Haiti”
 
Fotojornalismo - Troféu “Álvaro Zalla”
 
1º) Pedro Henrique Negrão (Cruzeiro do Sul) – “A vida nas ruas”
2º) Erick Pinheiro (Cruzeiro do Sul) – “A Via-Crucis”
3º) Fernando Rezende (DIÁRIO DE SOROCABA) “Proliferação de doenças”
 
Telejornalismo - Troféu “Marcos César” 
 
1º) Daniela Golfieri (TV TEM Sorocaba) – “Solidariedade Anônima” 
2º) Rafael Fachin (TV TEM Sorocaba) – “Transformação através do atletismo”
3º) Jota Abreu (TV Sorocaba – SBT) – “Festa solidária”
 
Jornalismo Impresso e Eletrônico - Troféu “Vitor Cioffi de Luca”
 
1º) Mayara Corrêa (Portal G1 – TV TEM) – “Russa levada por engano a Auschwitz lembra Holocausto” 
2º) Paola Patriarca, Caio Gomes Silveira e Carlos Dias (Portal G1 – TV TEM) – “Única prisão para estrangeiros no Brasil reúne 86 nacionalidades e ensina português” 
3º) Priscila Fernandes (Cruzeiro do Sul) – “A via-crucis dos pacientes de radioterapia” 
 
Reportagem Cinematográfica - Troféu “Freitas Junior” 
 
1º) Witter Veloso (TV TEM Sorocaba) 
2º) Anélio Trevisan (TV TEM Sorocaba) 
3º) Fernando Bellon (TV TEM Sorocaba)
 
Prêmio “Tim Lopes”
 
Daniela Golfieri (TV TEM Sorocaba) – “Solidariedade Anônima”
 
 
ASI faz tributo a jornalista do DIÁRIO
 
O jornalista e editor de redação do DIÁRIO, José Benedito de Almeida Gomes, foi agraciado com o troféu “Ruy Albuquerque”, na noite de terça-feira (28), em sessão solene da Câmara Municipal, e o momento foi precedido pela fala do professor e diretor da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), Fernando Negrão Duarte. José Benedito foi lembrado por seu profissionalismo, competência e contribuição para o jornalismo de Sorocaba. Confira, na íntegra, o texto lido em sua homenagem.
Senhoras e senhores, boa noite. 
 
Senhor presidente, Vereador José Francisco Martinez Senhora Presidente da Associação Sorocabana de Imprensa, jornalista Ângela Fiorenzo Sra. Renata Costa Silva Campos, gerente de Comunicação e Marketing da Schaeffler Group – minha ex-aluna Estar aqui hoje para falar de duas grandes personalidades da Comunicação Sorocabana me deixa emocionado e extremamente engrandecido, além de ser uma grande responsabilidade conseguir em poucas palavras descrever esses dois ícones da nossa imprensa. 
 
Rui Batista de Albuquerque Martins, que nos deixou no dia 8 de outubro de 2015, Rui foi um dos mais respeitados profissionais de Comunicação, sendo reconhecido como grande jornalista, publicitário e escritor. Um homem à frente do seu tempo. Rui foi um dos presidentes da ASI e sempre se dedicou a esta Associação com entusiasmo e alegria. Foi um dos idealizadores deste prêmio. A diretoria da ASI criou o “troféu Rui Albuquerque” para manter viva a história deste ícone da nossa comunicação e que visa homenagear, a cada ano, um profissional que tenha se destacado em sua atividade na área da Comunicação. 
 
Neste ano, temos a satisfação de homenagear com o “troféu Rui Albuquerque”, aquele que tem sua vida inserida na história do jornalismo impresso  sorocabano, o filatelista, historiador da nossa Igreja Católica, marido presente e pai atuante, o jornalista José Benedito de Almeida Gomes. O Zé Benedito sempre esteve na coxia, onde as coisas acontecem antes dos atores se apresentarem, mas fundamental para ditar o ritmo da peça. Pesquisador, repórter, chefe de redação, está presente na vida profissional de inúmeros jornalistas que já ganharam o Prêmio ASI/Schaeffler de Direitos Humanos. De todos aqueles que passaram e passam pelo “Diário de Sorocaba”. Falar do Zé Benedito é falar do Diário de Sorocaba, e viceversa. O Zé Benedito é aquele profissional cuidadoso, responsável, exigente, dedicado, amigo, competente... Ficaria a noite inteira aqui descrevendo esse colega, que já foi meu chefe, que me ensinou muito! Parabéns, José Benedito! Você é o grande merecedor do “troféu Rui Albuquerque” 2017. Muito obrigado por tudo que fez e muito ainda fará pelo jornalismo da nossa cidade.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar