Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Sorocaba vai fiscalizar trânsito por vídeo-monitoramento para reduzir acidentes

Publicada em 27/11/2017 às 19:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A partir do dia 11 de dezembro, a Urbes – Trânsito e Transportes vai ampliar a fiscalização do trânsito de Sorocaba com o objetivo de coibir as irregularidades cometidas por condutores, reforçando a segurança viária nas ruas e reduzindo o número de acidentes. As 67 câmeras de vídeo-monitoramento instaladas nas principais vias de Sorocaba vão auxiliar na fiscalização do trânsito 24 horas por dia, ampliando a observação do agente de trânsito em mais locais, ao mesmo tempo.
 
“Adotaremos esta nova medida para melhorar as condições de segurança em nossas vias, para reduzir os acidentes e, principalmente, as mortes no trânsito”, explica o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.
 
De acordo com as estatísticas da Urbes, em 2013, Sorocaba teve 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito. Já neste ano, de janeiro a agosto, foram 18 mortes, sendo que nos dois últimos meses de registro (julho e agosto), não houve nenhuma morte no trânsito.
 
As câmeras vão conseguir flagrar irregularidades, como veículo parado sobre a faixa de pedestre, estacionamento em local proibido, deixar de dar preferência ao pedestre na travessia, conversão em local proibido, fila dupla, uso do celular, falta de cinto de segurança, motociclistas trafegando sem capacete, entre outras.
 
As infrações serão lavradas somente quando for detectada ao vivo no ato do cometimento pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes. Ou seja, nenhum condutor será autuado com imagens gravadas e arquivadas.
 
A fiscalização por meio de câmeras está permitida desde 2015, por meio da resolução 532 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os locais onde haverá vídeo-monitoramento serão devidamente sinalizados com placas, alertando o condutor para que redobre a sua atenção ao trafegar por tais trechos.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar