Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Pixinguinha Sinfônico reúne Orquestra Sinfônica e Grupo de Choro na Sala Fundec

Publicada em 22/11/2017 às 19:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Nesta quinta-feira (23), às 20, e no domingo (26), às 19 horas, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob a regência do maestro Eduardo Ostergren, e o Grupo de Choro da Fundec apresentam o concerto “Pixinguinha Sinfônico”. Serão apresentados arranjos originais de Pixinguinha escritos entre as décadas de 40 e 50 para o programa radiofônico “O Pessoal da Velha Guarda”. O programa foi criado e apresentado pelo radialista e pesquisador musical Almirante (Henrique Foréis Domingues) e contava com Pixinguinha como diretor musical. Foi transmitido semanalmente ao vivo do teatro-auditório da Rádio Tupi, no Rio de Jan4eiro, durante cinco anos, entre 1947 e 1952, tendo como objetivo reviver a produção musical das primeiras gerações de compositores, cantores e instrumentistas brasileiros do final do século XIX e começo do século XX. Compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Anacleto de Medeiros, além de composições do próprio Pixinguinha.
 
Nestes concertos na Sala Fundec, serão apresentados arranjos de Pixinguinha encontrados nas caixas de partituras “Pixinguinha na Pauta” e “Pixinguinha Outras Pautas”, editadas pelo Instituto Moreira Sales (IMS), em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Edições Sesc, que foram orquestrados e adaptados pelo professor Leonardo Batista, do IMMS (Instituto Municipal de Música de Sorocaba/IMMS, administrado pela Fundec), para a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, além de outros arranjos escritos para esse concerto.
 
Para Leonardo Batista, “esse material é de fundamental importância para a história da Música Popular Brasileira e para quem quer conhecer, estudar e compreender como eram realizados os arranjos e orquestrações feitos pelo maior músico popular do Brasil, Pixinguinha”. É também uma forma de homenagear o compositor no ano em que se comemora os 120 anos de seu nascimento e também o centenário da sua música de maior sucesso, ”Carinhoso”.
 
No repertório, as obras “Gaúcho” (Chiquinha Gonzaga), “Turuna” (Ernesto Nazareth) e “Quem é Você”, “Lamentos” e “Carinhoso” (Pixinguinha). Além destas peças, a Orquestra executará também “Valsas Paulistas” (arranjo de Ciro Pereira), “Valsas Brasileiras” (arranjo de Alfred Huelsberg) e Seleção de Sambas (arranjos de Luiz Arruda Paes).                             
 
SERVIÇO – Os ingressos para estes concertos de novembro da Orquestra Sinfônica de Sorocaba custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Os ingressos para a apresentação de hoje (23) estarão à venda a partir das 8h30 na própria Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro.  Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada na sexta-feira (24), das 8h30 às 18 horas. No dia do evento, ingressos remanescentes serão vendidos com uma hora de antecedência.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar