Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ESPORTE Região terá autódromo internacional Modernas pistas para a prática do Automobilismo surgirão às margens da Rodovia Castello Branco, em Araçariguama

Publicada em 14/11/2017 às 19:28
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O IMSC (Ituano Motor Sport Clube), em parceria com a Prefeitura de Araçariguama, oficializou nesta terça-feira (14) projeto para a construção de um novo autódromo internacional na região de Sorocaba, às margens da Rodovia Presidente Castello Branco, na altura do Município que é hoje considerado o “Portal do Interior”, dotado de belíssimo potencial natural, além de posicionar-se a cerca de apenas 60 quilômetros da Capital. O projeto, segundo Eduardo Gliorio Gozzano, presidente do IMSC, chega para suprir a falta de pistas profissionais para prática do Automobilismo no Brasil. Além disso, segundo Gozzano ainda, a expectativa é a de que o novo autódromo esteja preparado para receber tanto competições nacionais, como também grandes eventos internacionais. “Como o futebol, o Automobilismo mora no coração dos brasileiros. Juntamente com o futebol, foi o esporte que mais nos deu projeção ao País, através de grandes pilotos inclusive, como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nélson Piquet e Rubinho Barrichello, entre outros”, destaca ele.
 
Planejado para um espaço multiuso, o projeto de Autódromo Internacional de Araçariguama contempla não somente uma pista com até 8.000 metros de comprimento, construída nos padrões exigidos internacionalmente, como também áreas e estruturas para a prática de outras atividades e competições `sobre rodas´, como Kart, Stock Car, Fórmula Truck, campeonatos de arrancada, velocidade sobre terra, etc.. Está prevista ainda a construção de arquibancada com 10 mil lugares fixos e cobertos, estacionamento para até 5 mil vagas, 50 vagas para caminhões e trailers das equipes, padoque com capacidade para até 2 mil pessoas e 40 boxes (10 metros de frente e 20 metros de profundidade).
 
Também há previsão de um espaço para shows e a construção de uma Universidade do Automobilismo, com cursos de extensão à distância e presenciais para diretores de provas, sinalizadores, cronometristas, socorristas, preparadores de motores e cursos de pós-graduação em Jornalismo, Fotografia, Engenharia e Advocacia, entre outras atividades profissionais do universo automobilístico. 
 
A área total do empreendimento deve abranger 1 milhão de metros quadrados. “Nossa região é conhecida pela geração de empregos e pelo potencial industrial. Foi justamente nesse eixo que traçamos as diretrizes para nosso projeto, uma vez que temos empresas ligadas ao ramo automobilístico instaladas muito próximas de nossa cidade, como a Toyota de Sorocaba e Indaiatuba, a GM de Indaiatuba, a Filtros MANN, Kia Motors em Itu, Termoid em Salto, Chery Veículos, também em Salto, e várias outras multinacionais”, comemora a prefeita de Araçariguama, Lili Aymar. 
 
OUTROS PROJETOS - Outros projetos que complementam a infraestrutura do novo Autódromo abrangem ainda Torre de Cronometragem de 10x10 metros, Sala de Imprensa, Sala de Comissários Desportivos e para Secretaria de Provas, Área de Pesagem e Abastecimento, Ambulatório de 100 metros quadrados, bilheterias, dois restaurantes, quatro lanchonetes, dois hotéis, heliponto e heliporto.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar