Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Cemitério terá Finados com muro sem reparo Muitos reservaram a tarde desta quarta-feira (1°) para visitar túmulos e limpá-los

Publicada em 02/11/2017 às 00:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Germano Schonfelder)
Um tapume cobre vários metros do muro do Cemitério Saudade, na Rua Comendador Hermelino Matarazzo, desde o ano passado. Em março, quando o DIÁRIO questionou a Prefeitura a respeito, a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras informou aguardar reserva financeira para a reforma. Assim, mais um Dia de Finados deve passar com os muros do recinto sem reparos.
 
Enquanto o exterior segue sem solução, o interior recebeu os cuidados necessários. Muitas pessoas reservaram um tempo nesta quarta-feira (1°) e visitaram os túmulos de entes queridos para evitar o tumulto do Dia de Finados. O calendário litúrgico romano comemorou ontem o dia de Todos os Santos; no Brasil, o Episcopado católico transfere a celebração para o domingo seguinte, favorecendo a participação à Eucaristia.
 
À tarde, o movimento cresceu no Saudade e o público chegou com flores e materiais de limpeza para cuidar dos túmulos. Já os trabalhos para a não proliferação de mosquitos transmissores de dengue são feitos por rondas diárias dos servidores dos cemitérios, garante a Prefeitura.
 
“Amanhã vem mais gente”, comenta a ambulante Gisele Mendes da Silva Marques, que vende flores artificiais no local todos os anos. “A expectativa de vendas é para o Dia de Finados mesmo”, concorda o ambulante Alexandre Prado, que ainda não havia comercializado muitas flores naturais, mas aposta nos crisântemos.
 
O Cemitério Saudade é o mais antigo da cidade, onde o primeiro registro de sepultamento é datado de 22 de fevereiro de 1864. Em uma área de 35 mil metros quadrados, mais de 8.500 sepulturas perpétuas estão no local.
 
A estimativa é de que entre 50 e 60 mil visitem os quatro cemitérios municipais, que ficarão abertos hoje das 8 às 17 horas; são eles, o Aparecida, no bairro Aparecidinha; o Consolação, na Vila Haro; o Saudade, no Além-Linha; e o Santo Antônio, no Wanel Ville.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar