Sábado, 21 de Outubro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Panorama mundial encerra Mostra de Curtas do CineCafé

Publicada em 25/09/2017 às 19:20
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
CINEMA
 
Uma compilação de curtas das diferentes mostras que compõem o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo/Curta Kinoforum encerra na noite desta terça-feira (26) a Mostra de Curtas que o projeto CineCafé, do Sesc Sorocaba, apresentou em suas edições semanais de setembro. Esse panorama faz um passeio pelo Quênia, Colômbia e França, passando pela cidade que busca o título de menor do Brasil. Ficção, animação e documentário experimental são os gêneros visitados. Gratuita como sempre, a exibição começa às 19 horas, com ingressos distribuídos a partir de 1 hora antes, na Central de Atendimento da Unidade, à rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade.
 
As exibições hoje começam com “Damiana” (Colômbia, ficção do diretor Andrés Ramírez Pulido), onde das profundezas da selva um grupo de meninas adolescentes é mantido sob vigilância. Apesar do abandono e da hostilidade, Damiana espera conseguir entrar em contato com seu pai. Depois vêm “Watu Wote” (Alemanha, ficção deKatjaBenrath), mostrando o Quênia, que por quase uma década tem sido alvo de ataques terroristas do Al-Shabaab, gerando um clima de ansiedade e desconfiança crescente entre muçulmanos e cristãos, mas em que os passageiros muçulmanos de um ônibus mostraram que a solidariedade pode prevalecer; “Le Grand Bain (França), ficção deValerie Leroy em que a recém-divorciada Mia se muda para uma pequena quitinete em um bairro popular: antes campeã de natação, ela acaba dando aulas para os moradores de seu prédio, sem piscina...; “Borá” (Brasil), documentário de Angelo Defanti em torno de fato ocorrido em setembro de 2012, em que o prefeito da menor cidadezinha do interior de São Paulo postou um texto no Facebook.; e “Césio, o Camaleão” (Brasil), animação de Renata Martins em que um camaleão andando pela floresta se aproxima de resíduos de lixo radioativo e, tentando capturar um inseto, engole por acidente um pouco da substância, que o leva a uma viagem com desfecho inesperado.
 
‘Uma lição de vida’ para Terceira Idade
 
O Programa Social para Idosos, do Sesc Sorocaba, exibe o filme “Uma lição de Vida” (Reino Unido. 2014, 120 minutos), do diretor Justin Chadwick, também nesta terça-feira (26), às 16h30. A exibição é gratuita e recomendada para o público a partir dos 60 anos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na Central de Atendimento da Unidade (rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade). O filme também será tema do “Bate-papo: Uma lição de vida” amanhã, quarta-feira (27), também às 16h30.
 
“Uma lição de Vida” é um filme, baseado em fatos reais, que conta a história de KimaniMaruge, um queniano de 84 anos, ex-combatente de um grupo que lutou contra os ingleses pela independência do Quênia. Ele recebe uma carta da Presidência da República de seu país e resolve se matricular em uma escola primária com o objetivo de decifrá-la. Mas, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de 6 anos de idade.
 
O “Bate-papo: Uma lição de Vida”, amanhã, será com o coordenador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao. No encontro, ele comentará sobre o tema do filme e falará sobre sua experiência de anos à frente da Biblioteca Infantil, apresentando seu ponto de vista sobre a importância da Literatura. Para participar do bate-papo, basta igualmente retirar ingresso com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar