Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Sorocaba participa da 11ª Primavera dos Museus com música, teatro e bate-papo

Publicada em 18/09/2017 às 18:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, promove a partir desta terça-feira (19) atividades que integram a 11ª Semana Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus e que, neste ano, apresenta o tema “Museus e suas memórias”, em frente ao galpão do Museu e no Barracão Cultural, junto da antiga Estação Ferroviária, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, com mesa-redonda sobre patrimônio e memória, seguindo com peça teatral encenada pelo Grupo Nativos Terra Rasgada, apresentação do Quinteto da Fundec e uma intervenção do Grupo Trupé de Teatro. 
 
De acordo com Laura Mattos, educadora do Macs, a Primavera dos Museus discutirá a relação existente entre patrimônio, memória e esquecimento, com a presença dos principais pensadores sobre o assunto na cidade. “Há uma necessidade grande em estabelecer o hábito desses diálogos, favorecendo a mudança de conduta em nossa cidade, a fim de que nossos patrimônios não sejam perdidos pela inoperância governamental”, relata Laura.
 
A PROGRAMAÇÃO – Assim, das 19 às 21 horas de hoje, no Barracão Cultural, a mesa-redonda sobre "Patrimônio e Memória" contará com a participação do professor Fellipe de Andrade Abreu e Lima, do secretário da Cultura e Turismo da Prefeitura local, Glauber Piva, da museóloga Daniella Moreira e da presidente do Museu de Arte Contemporânea, Cristina Delanhesi. Amanhã, quarta-feira (20), das 12 às 12h30, em frente ao galpão do Macs, Grupo de Teatro Nativos Terra Rasgada apresenta a peça “Ditinho Curadô”, com direção de Tom Ravazoli e que conta a história de Ditinho, o retrato de um costumeiro caipira que, belo dia, foi agraciado com o dom de falar com santos através de fitas da bandeira do Divino. Deste dia em diante Ditinho resolve ser o interlocutor dos humanos com os santos. Entre uma consulta e outra, torna-se conhecido e requisitado, o que o leva a melhorar de vida. 
 
Quinta-feira (21), também das 12 às 12h30, em frente ao galpão do Macs, será a vez do Quinteto de Metais da Fundec, composto por instrumentistas integrantes da Orquestra Sinfônica e professores do Instituto Municipal de Música de Sorocaba/IMMS se apresentar, interpretando repertório que engloba peças musicais do período da Renascença, Barroco e Classicismo, música brasileira e música contemporânea, com uma sonoridade única e envolvente. Sexta-feira (22), no mesmo horário e local, tem lugar a intervenção “Memória, História e Ferrovia”, pelo Grupo Trupé de Teatro, que propõe um espetáculo pelos arredores da antiga Estação Ferroviária. Três atores/figuras, por meio de textos e imagens fragmentadas, ocuparão e deixam ocupar a fachada do espaço, mesclando história e contemporaneidade em uma ação teatral.
 
Haverá ainda visita monitorada ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, no Jardim Maylasky, nesta quarta-feira (20), e ao Museu Histórico Sorocabano, instalado no casarão ao lado do Parque-Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Vila Hortência, na quinta-feira (21), ambas às 18 horas.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar