Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Saae começa a recuperar margens do rio em trecho do Vitória Régia

Publicada em 08/09/2017 às 18:17
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
RIO SOROCABA
 
As intervenções de recuperação das margens do rio Sorocaba, iniciadas há quarenta dias pelo Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), entraram nesta semana em sua segunda etapa, com o início dos trabalhos em trecho localizado no Parque Vitória Régia, na Zona Norte, próximo à rua Sylvio Fernandes Oliveira. De caráter preventivo, essa recuperação consiste na remoção de bancos de areia que se formaram nas margens e que avançaram para o leito do rio, estreitando a sua calha, comprometendo a vazão e provocando erosões na margem oposta, devido à movimentação desordenada das águas.
 
Nesta nova fase do trabalho, um trecho de 100 metros de extensão da margem esquerda será recuperado, com previsão de trinta dias para o término das intervenções, que são desenvolvidas com a utilização de escavadeiras hidráulicas e caminhões basculantes para o transporte do material removido e disposição em aterro apropriado.
 
PRIMEIRA FASE CONCLUIDA - Na última terça-feira (5), o Saae finalizou, aliás, a primeira etapa do trabalho de recuperação das margens do rio Sorocaba, com a conclusão das intervenções num trecho de 350 metros, em direção a Votorantim, entre a ponte de Pinheiros e a foz do córrego da Água Vermelha. Neste trecho, os bancos de areia que avançaram para o leito foram removidos e a calha do rio retornou à sua concepção natural, fato que deverá contribuir para a diminuição da intensidade de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas naquele ponto.
 
Em 2018, o Saae pretende retomar as intervenções de desassoreamento do leito do rio Sorocaba, que foram realizadas sistematicamente por quase vinte anos e foram interrompidas.   
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar