Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Jardim Botânico receberá projeto de artes visuais em argila

Publicada em 08/09/2017 às 11:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
A partir deste sábado (9), a artista visual Mirella Mostoni vai dar início à instalação do projeto “Adúlteras de Barro” nos vidros do Palacete de Cristal do Jardim Botânico. Ele será desenvolvido no espaço ecológico ao longo deste mês de setembro, sempre nos sábados, das 9 às 14 horas, com a participação de oito artistas, Aline Janice, Cláudia Gomes, Davi Araújo, Elza Tortello, Francisco Chanes, Juliana Torres, Laís Alexandre e Tainara Martinsons.
 
Promovido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, “Adúlteras de Barro” é projeto artístico que tem a proposta de instalar textos nos vidros do Palacete de Cristal com letras feitas em cerâmica, que serão desenvolvidas com a colaboração dos artistas convidados. Todas as etapas de trabalho serão desenvolvidas ao ar livre, no Orquidário e no Palacete de Cristal, e serão abertas à visitação pública.
 
O projeto vem sendo desenvolvido pela artista Mirella Mostoni há cinco anos, entrelaçando a literatura e as artes visuais, cujo foco está nas personagens femininas adúlteras, encontradas principalmente nos romances e contos dos séculos XIX e XX. Esta procura visual e literária já encontrou mais de 50 personagens, num primeiro momento encarnando-as através do desenho na figura ingênua da Branca de Neve e tomando agora a via tridimensional, com palavras de barro, para externar e compartilhar suas referências.
 
Nesta etapa, o trabalho abordará diretamente as obras literárias originais através da tradução dos artistas participantes. Eles lerão os textos em voz alta e, em consenso, vão citá-los ou modificá-los, transformando muitas das janelas de vidro do Palacete de Cristal em páginas de um livro, através da produção manual de uma tipografia artesanal.        
  
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.
 
Como será desenvolvido
 
No primeiro encontro, os artistas vão fazer leituras preliminares e instalar alguns textos fundamentais no Palacete. No segundo e no terceiro (16 e 23), o grupo produzirá letras em barro, enquanto lê e debate sobre a escolha e formação de textos. Para finalizar, no último encontro (30), com todas as letras já prontas, os artistas vão decidir sua montagem nas paredes de vidro do Palacete de Cristal, levando em consideração um percurso de leitura relacionado à incidência da luz no edifício.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar