Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Outra locomotiva é restaurada

Publicada em 06/09/2017 às 18:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
TREM TURÍSTICO
 
Uma das locomotivas diesel-mecânicas mais antigas do País está também sendo recuperada pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, com patrocínio da Schaeffler Brasil -- líder global em fornecimento de componentes, rolamentos e sistemas de alta precisão. Trata-se da antiga Hércules-Whitcomb 3036, da Estrada de Ferro Sorocabana. Futuramente, além de exposta no Centro de Memória Ferroviária, a máquina será integrada ao Trem Turístico Cultural Sorocaba - Votorantim ("Trem dos Operários"), servindo como equipamento de apoio à operação turística.
 
A informação é do presidente do Movimento de Preservação Ferroviária, Paulo Sérgio Vieira Filho. A locomotiva foi construída em 1942 pela Whitcomb Locomotive Company em Illinois, Estados Unidos, originalmente em bitola de 914mm e destinada às ferrovias de obras civis da Tennessee Valley Authority (TVA) - órgão federal americano responsável por navegação e eletricidade. Rebitolada para 1000mm, acabou adquirida pela EF Sorocabana em 1956 e importada para o Brasil. Após décadas sediada na Oficina de Solda de Trilhos de Iperó, a Whitcomb 3036 foi transferida para Sorocaba na década de 90 e passou os últimos anos a serviço da concessionária América Latina Logística (ALL). 
 
O equipamento é de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal responsável pelo patrimônio da antiga Fepasa, e foi cedido para que o MPF-Sorocabana o empregasse em ações culturais relacionadas à cultura e preservação ferroviária. Os trabalhos mecânicos em andamento consistem na manutenção do motor Detroit diesel, reparação de juntas, troca de retentores, consertos de vazamentos, limpeza do tanque de combustível e revisão de sistemas elétricos. Posteriormente, será executada a funilaria, com substituição da atual cabine do maquinista pela do modelo original, e pintura externa nas cores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar