Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Coletivo Encarnado faz lançamento de CD na Fundec

Publicada em 06/09/2017 às 18:17
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
MÚSICA INSTRUMENTAL
 
O Coletivo Encarnado faz show de lançamento neste sábado (9) do seu CD homônimo, às 20 horas, na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro), com entrada gratuita. O projeto de música instrumental, que conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc 2016), reúne dez músicos da cidade e da região, entre eles professores do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, e do Instituto Municipal de Música/Fundec e integrantes da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. São eles Abner Aragão (violino), Bruno Pereira (trombone), Deivid Ortolano (viola), Diego Garbin (trompete e flugelhorn), Dô de Carvalho (saxofones e flauta), Fábio Gouvea (guitarra, violão, flauta e voz), Felipe Brisola (contrabaixo acústico), Jefferson Perez (violoncelo), Paulo Almeida (bateria) e Rafael Amurov (violino).
 
O álbum é composto por 8 músicas, sendo sete delas de autoria do músico sorocabano Fábio Gouvea e uma – “Valsa para Cris” - do consagrado compositor e saxofonista Vinícius Dorin, que faleceu em 2015. Vinicius era membro do grupo de Hermeto Pascoal e da Banda Mantiqueira e já tinha dividido o palco com diversos integrantes do Coletivo Encarnado, que resolveu homenageá-lo neste álbum.
 
O CD traz diversos ritmos, entre eles salsa, maracatu, bossa nova e valsa, tendo como base a ideia de `música universal´, termo cunhado por Hermeto Pascoal para designar uma música sem fronteiras, que engloba os mais diversos estilos e valoriza os elementos da Música Popular Brasileira. “Essas distinções entre a música dita erudita e a popular não fazem sentido para o nosso trabalho. Música é música”, aponta o compositor e arranjador Fábio Gouvea. 
 
O trabalho para a formação do deceto começou há cerca de quatro anos, com pesquisas e elaboração dos arranjos. “Algumas músicas foram compostas recentemente, outras datam de muitos anos atrás e regatei-as, pois soariam bem para um grupo grande, de dez músicos. Para mim foi um desafio, pois nunca tinha trabalhado com um grupo desse tamanho”, aponta ainda Fábio Gouvea, lembrando que o nome do grupo surgiu exatamente da ideia da entrega que cada músico deve ter para que a música ganhe corpo. 
 
No lançamento, o CD, que custa R$ 20, estará à venda no valor promocional de R$ 15. 
 
WORKSHOPS - O projeto do Coletivo Encarnado prevê também, por outro lado, a realização de dois workshops gratuitos na Escola Estadual “Rafael Orsi Filho”, no bairro Júlio de Mesquita. As atividades ocorrerão para turmas de alunos em dois períodos no dia 22. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar