Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Sorocaba sediará terceira edição de festival nacional de robótica

Publicada em 29/08/2017 às 12:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
O III Festival Nacional de Robótica será realizado no próximo final de semana, dias 2 e 3 de setembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), nos altos da avenida Itavuvu. O evento é promovido pela empresa Viamaker Education, com sede na cidade de São Paulo e unidade operacional na cidade, em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (Inova). A entrada será aberta ao público e a expectativa da organização é receber cerca de 7 mil pessoas nos dois dias do evento. Pede-se apenas a contribuição de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades beneficentes.
 
Entre as atrações, constam exposição e apresentação de projetos, food trucks, oficinas de robótica e a presença do mascote Astromaker, que vai interagir com os visitantes. Participarão do Festival escolas públicas e particulares de Sorocaba, Campinas, São Paulo e diversas outras cidades do País. Mais de 50 instituições de ensino inscreveram seus times e trarão seus projetos ao Parque Tecnológico.
 
A novidade deste ano ficará por conta dos estudantes do Ensino Fundamental I – crianças de 7 a 10 anos - que, diferentemente do ano passado, participarão da mostra não só com exposição de trabalhos e projetos de pesquisa, mas também com desafios robóticos na mesa de missões. Neste ano, a Viamaker aprimorará a participação destes alunos, ou seja, além da apresentação de trabalhos e de projetos de pesquisa, eles estarão envolvidos de forma muito semelhante aos alunos maiores, mas ainda não competindo efetivamente. A inclusão do desafio na mesa de missões foi possível graças ao lançamento mundial da LEGO Education em 2016 - o kit de robótica WeDo 2.0 -, que já utiliza sensores, motores e programação lógica, possibilitando que as construções desenvolvam alguma função sem a intervenção ou manipulação dos alunos, da mesma forma que os alunos maiores fazem com o kit LEGO Mindstorms Education EV3. No Brasil, apenas a Viamaker utiliza este lançamento da LEGO Education dentro de programas curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo um grande diferencial e uma grande vantagem para todos os colégios parceiros", destaca Daniel Lorenti, diretor da empresa.
 
PROGRAMAÇÃO - No sábado, dia 2, haverá o Festival de Robótica Jr., das 9 às 16h30, para alunos de 7 a 10 anos. No domingo, dia 3, das 8 às 17 horas, acontecerá a competição com participantes mais experientes. "Serão dois dias nos quais proporcionaremos aos alunos o compartilhamento de ideias e superação de desafios surpresas, em um ambiente motivador e com muita diversão. O público em geral poderá conhecer diversos projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos a partir dos 7 anos de idade, engajados em encontrar uma solução para um problema do mundo real. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças o interesse pela ciência e tecnologia independente da profissão que queiram seguir", disse Marcos Pollo, diretor pedagógico da Viamaker.
 
Para o sábado, acrescenta Marcos Pollo, o público pode esperar um evento inovador e encantador. "Ver alunos de 7 a 10 anos inseridos em um mundo de educação tecnológica e robótica educacional é, sem dúvida, uma satisfação muito grande, pois este trabalho promove o desenvolvimento de diversas habilidades e competências para a vida, como atitude, trabalho em equipe, espírito de liderança e administração de tempo, além do estímulo à criatividade e empreendedorismo", acrescenta ele.
 
Já no domingo, o espírito de competição ficará muito mais aflorado, porém de forma amigável e cooperativa. "Os torneios são, acima de tudo, educacionais, ou seja, premiam atitudes de cooperação, alunos solícitos, animação, entre outros aspectos. A competição em si exige bastante dos alunos, pois trabalham com muita estratégia, programação, uso de vários sensores e muita criatividade nas construçõe", conta.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar