Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA História do metal no Brasil é celebrada no Sesc em setembro

Publicada em 29/08/2017 às 11:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
MÚSICA
 
O Sesc Sorocaba será palco da vertente mais pesada do rock androll, conhecida como Metal, durante o mês de setembro. As apresentações acontecem sempre às sextas-feiras, às 20 horas, no teatro da Unidade, no Jardim Faculdade, com ingressos gratuitos distribuídos 1 hora antes na Central de Atendimento, à rua Barão de Piratininga. O especial “Metal Pesado Brasileiro” será representado pelas bandas “Ojeriza”, “Setfire”, “Soulspell Metal Opera”, “Valentine” e “Tuatha de Dannan”.
 
O metal é um estilo de música que tem seu surgimento marcado na década de 70. Apesar de ser difícil precisar uma data, muitos consideram como marco inicial o lançamento do primeiro álbum da banda Black Sabbath (1969). Embora tenha surgido como um subgênero do rock, o metal evoluiu para um estilo completamente original, complexo e vasto. Sua principal característica são os chamados `riffs´ (acordes distorcidos e pesados) de guitarra e o "vocal gutural" (rasgado, rouco e profundo) também sempre presente.
 
O primeiro registro no Brasil considerado pela crítica e público é de uma banda paraense, o Stress. A partir daí, centenas de bandas fortaleceram a cena e alguns expoentes mundiais do gênero surgiram de terras tupiniquins, como: Sarcófago, Korzus, Krisium e Angra, com destaque histórico para a banda Sepultura. Esse gênero musical estrangeiro foi, então, se adaptando à cultura brasileira ao longo dos anos. E incorporou nossas questões sociais e sonoridades da cultura brasileira e hoje consiste em uma representação tão forte que poderia ser considerado parte do que se chama de MPB, ou melhor, Metal Pesado Brasileiro.
 
OJERIZA – Caberá à Banda Ojeriza a abertura do mês dedicado ao Metal Brasileiro Pesado no Sesc Sorocaba. Sua apresentação será às 20 horas desta sexta-feira, 1º de setembro. Foi em meados de 2007 que, em Sorocaba, nasceu a Banda Ojeriza. Musicalmente situada entre o Metal e o Hardcore, a banda traz uma pitada de agressividade criativa, com letras em português e mensagens claras e diretas, sejam de cunho político ou sobre questões do cotidiano social.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar