Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Quarteto Grave encerra 3ª Mostra de Música Erudita

Publicada em 25/08/2017 às 23:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Ecos da renascença na música contemporânea estão no concerto de encerramento da III Mostra de Música Erudita, marcado para as 11 horas deste domingo (27) no Teatro do Sesi, no bairro do Mangal. A Mostra, que acontece nas várias unidades do Sesi-SP espalhadas pelo Interior do Estado, vem acontecendo em Sorocaba desde a noite desta sexta-feira (25), com entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria do Teatro, à rua Gustavo Teixeira, esquina com a Duque de Caxias.
 
Com réplicas de instrumentos das épocas barroca e renascentista, grupo conecta música antiga e contemporânea, propondo uma articulação entre a música barroca e renascentista à composição contemporânea, por meio de possíveis conexões estéticas e formais entre peças desses diferentes períodos. Elementos como a improvisação, a experimentação e a maior abertura concedida ao intérprete são alguns desses aspectos. A junção de canções é feita de modo que não haja interrupção entre as obras distintas, buscando causar uma espécie de estranhamento sobre aquilo que se espera de um grupo de música antiga.
 
O Quarteto Grave tem na teorba e guitarra barroca José Calixto, violas-da-gamba, baixo e pardessus Iara Ungarelli, cravo e espineta Romeu Manson e violoncelo, Rafael Ramalhoso.
 
O famoso clarinetista e compositor italiano Luca Luciano e o duo brasileiro Lucatelle-Bartoloni conduzem a uma fantástica viagem os admiradores da Música Erudita na noite deste sábado (26), às 20 horas, na segunda apresentação desta III Mostra Sesi-SP de Música Erudita. O concerto abrange diferentes estilos, indo da música erudita à música folclórica do sul da Itália, da clássica contemporânea com melodias cromáticas à melodia operística.
 
O programa inclui peças raramente tocadas no Brasil. Reconhecido em três continentes, Luca Luciano é mestre pelo Conservatório de Salerno (Itália). Seu repertório abarca Schumann, Berio, Stravinsky e Poulenc. Já o Duo Lucatelle-Bartoloni é formado pela pianista Daniela Lucatelle e pelo violonista Fábio Bartoloni. Seu objetivo é registrar e ampliar o repertório desta formação, não tão comum na música de câmara. Dando seguimento ao trabalho de ampliar o repertório, recentemente o Duo fez nos Estados Unidos estreias mundiais das obras de Luca Luciano.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar